Novo Código Penal será votado nesta terça-feira
A comissão especial de senadores que trata da elaboração de um novo Código Penal deve votar nesta terça-feira (17) o relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT) sobre a proposta de novo Código Penal. O relatório foi apresentado na última terça-feira (10), mas a votação foi adiada porque o presidente da comissão especial que analisa o tema, Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva aos demais parlamentares.
Tendo como base o PLS 236/2012, fruto do anteprojeto apresentado por uma comissão especial de juristas, Pedro Taques analisou também mais de 140 projetos de lei que tratam de crimes e punições, além de mais de 800 emendas. A comissão também recebeu dezenas de documentos, de pessoas físicas e jurídicas, e realizou várias audiências públicas em todo o país. Foram ouvidos especialistas no tema, operadores do direito, autoridades e a sociedade.
De acordo com Taques (PDT-MT) o relatório final do novo Código Penal faz uma “lipoaspiração” na norma em vigor, estabelecendo punições para 355 crimes ao invés dos 1.750 previstos hoje. O senador ainda destacou que o Código Penal foi feito visando manter a proteção à vida e a família do cidadão.
Se aprovado na comissão especial, a proposta do novo Código Penal seguirá para análise do Plenário.
13/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Anteprojeto do novo Código Comercial será votado nesta segunda-feira
Novo Código Florestal: requerimento de regime de urgência será votado nesta quarta-feira
Líderes fecham acordo para votação do novo Código de Processo Penal nesta terça-feira
Novo Código de Processo Penal será votado em 2010
Novo Código do Processo Penal pode ser votado nesta quarta na CCJ
Parecer de Casagrande sobre novo Código Processo Penal pode ser votado na próxima terça