Novo ministro da Agricultura toma posse em Brasília



O novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, foi empossado pela presidenta Dilma Rousseff nesta terça-feira (23), em Brasília. No discurso de posse, Mendes Filho destacou a importância do diálogo para tomar decisões e continuar incentivando o produtor. Ele defendeu a união entre política e gestão durante seu trabalho à frente da pasta.

O ministro elencou como seus maiores desafios garantir a renda do produtor e buscar mais recursos para o seguro rural e a defesa sanitária, além de garantir o preço mínimo. Também mencionou como prioridade a produção de genéricos (medicamentos, agrotóxicos etc.) com preços competitivos e qualidade.

Mendes Filho ressaltou ainda o volume de recursos destinados ao financiamento da safra 2011/2012 como uma demonstração do governo federal de que a agropecuária é prioritária e estratégica para o País. Ele lembrou que, no ciclo agrícola atual, estão à disposição R$ 107,5 bilhões, valor recorde.

Outra questão levantada foi a urgência de compatibilizar as necessidades do setor agropecuário com o tempo de ação do governo. “A política me ensinou que nem sempre o tempo da sociedade é o mesmo do governo. Isso precisa ser ajustado e esta será a minha grande missão no ministério: ajustar o compasso entre as necessidades do setor e a ação governamental”.

O ministro também assumiu o compromisso de dar continuidade às políticas bem sucedidas do Ministério da Agricultura, e completou afirmando que a história da agricultura no Brasil foi construída por “milhões de brasileiros nos últimos anos”.

Para conduzir a pasta, Mendes Ribeiro Filho aposta também na valorização do servidor e no conhecimento técnico. “É preciso caminhar junto com os que sabem fazer. Acredito na gestão pública com qualidade e eficiência”, afirmou.

O ministro disse que terá uma reunião ainda nesta terça-feira (23) com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e garantiu que a empresa terá todo o apoio necessário para continuar com os avanços nas pesquisas. Segundo Mendes Ribeiro, trata-se de uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff. O ministro também contou sobre como atuará na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), autarquia vinculada ao ministério e sob investigação de irregularidades a cargo da Controladoria Geral da União (CGU).

O novo responsável pela pasta da Agricultura também garantiu que pretende aumentar o contato com as câmaras setoriais e que buscará alternativas para diminuir o endividamento de todo o setor. A primeira medida será a criação de uma comissão especial para analisar o assunto.

Mendes Ribeiro disse ainda que técnicos do ministério estão empenhados na negociação com autoridades da Rússia referente à exportação da carne produzida no Brasil para o país. Embora considere que o mercado russo é bem diferenciado, o ministro aposta numa solução para acabar com o impasse.

Durante a cerimônia de posse, a presidenta Dilma Rousseff lembrou que o Brasil é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e o terceiro maior exportador de produtos agropecuários – atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia –, sem perder de vista o foco no mercado interno e na garantia da segurança alimentar aos 190 milhões de brasileiros. Ela ressaltou o caráter estratégico do agronegócio no enfrentamento à instabilidade econômica internacional e citou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos, distribuição de renda e resgate de brasileiros da pobreza extrema.

Na opinião da presidenta, é necessário fortalecer a agricultura para fazer frente ao caráter volátil e muitas vezes especulativo dos preços das commodities, fazer face às intempéries e proteger a agricultura para torná-la cada vez mais forte. Dilma disse ainda que é preciso lutar nos organismos internacionais contra o protecionismo e as práticas comerciais danosas ao Brasil, de forma a “assegurar o abastecimento de um mercado interno em crescimento”.

Mendes Ribeiro Filho foi nomeado na sexta-feira (19) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. O advogado gaúcho, em seu quinto mandado como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, exercia, desde julho, a função de líder do governo no Congresso Nacional.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura
Blog do Planalto



23/08/2011 19:01


Artigos Relacionados


Novo ministro do Trabalho toma posse em Brasília

Novo ministro do Esporte toma posse em cerimônia no Palácio do Planalto

Novo ministro do Turismo toma posse nesta sexta-feira (16)

Crivella toma posse como ministro da Pesca

Henrique Paim toma posse do cargo de ministro da Educação

Toma posse novo senador por Pernambuco