NOVO TRECHO DA NORTE-SUL SERÁ CONSTRUÍDO ATÉ O FIM DO ANO, DIZ MAURO



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) disse que até o final deste ano deverão ser concluídos mais 120 quilômetros de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, relativos ao trecho entre Imperatriz (MA) e Estreito, divisa do Maranhão com o Tocantins. Esse trecho aumentará para 226 quilômetros o total já construído da ferrovia.

Com sua conclusão prevista para 2002, a ferrovia terá 2.187 quilômetros de extensão, ligando Açailândia (MA) a Senador Canedo (GO). O total de investimentos previstos para a construção da obra é de US$ 2,2 bilhões, dos quais US$ 700 milhões são investimentos federais, observou o senador. O US$ 1,5 bilhão restante será financiado por um consórcio de investidores privados.

De acordo com o senador, o movimento de mercadorias nesse trecho responde por uma carga anual de aproximadamente 45 milhões de toneladas de grãos, madeira, minério e outros bens, que são transportados por caminhões. A Ferrovia Norte-Sul absorverá, de imediato, uma carga anual de cerca de 15 milhões de toneladas.

- A ferrovia aumentará sensivelmente a competitividade internacional dos grãos produzidos nos cerrados brasileiros. Sua implantação favorecerá também a incorporação de novas áreas dos cerrados que ainda não entraram no mercado produtivo, gerando rendas e empregos e contribuindo para mudar a direção dos movimentos migratórios - afirmou.

Parlamentares vão formar, no Congresso, um grupo de trabalho para dar sustentação política a projeto de divulgação da importância da ferrovia, bem como à construção da obra. Mauro Miranda observou que o trabalho de mobilização envolverá todos os 19 estados a serem beneficiados com a ferrovia e contará com um debate nacional sobre a importância da Norte-Sul.

Para Mauro Miranda, é importante que o governo participe das negociações e dos acordos em todos os níveis, como investidor e responsável pelos avais que vão garantir a presença do Banco Mundial nos financiamentos.

No Congresso, o projeto "não tem adversários", segundo Mauro Miranda, pois os estados serão beneficiados pelos resultados econômicos e sociais, que incluem a redução dos custos de transporte na Região Centro-Oeste, através do uso dos portos maranhenses.



29/05/1998

Agência Senado


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