Novos oficiais de Justiça deverão ter curso superior



O Plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira (9) projeto de lei (PLC 107/07) que passa a exigir dos novos candidatos a oficiais de Justiça, estaduais e federais, curso superior de Direito. Aos atuais servidores, não será exigido o diploma e as possíveis vantagens que vierem a ser oferecidas aos novos oficiais serão estendidas a quem já é funcionário.

O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Osmar Dias (PDT-PR), aceitou uma emenda de redação que, por não mexer no mérito, não exigirá o retorno do projeto à Câmara dos Deputados. A proposta agora será encaminhada à sanção do presidente da República.

O autor do projeto, deputado Cezar Silvestri (PPS-PR), argumentou que os oficiais de Justiça são os responsáveis pelo cumprimento de todas as decisões dos juízes, como buscas, apreensões, prisões, intimações, citações, seqüestros de bens, avaliações, verificação judicial, penhoras, arrestos, mandados de segurança, busca e apreensão de menores. Ou seja,são funções de complexidade jurídica e, assim, é do interesse da Justiça que eles tenham curso de Direito.



09/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Curso de Formação de Oficiais da PM recebe inscrições

Inscrições para curso de oficiais da PM começam hoje

Oficiais da PM finalizam curso sobre direitos humanos

Nomeados 73 novos oficiais para o Detran

CDH recebe reivindicações de oficiais de justiça

Inscrições para curso de oficiais da PM começam nesta segunda