Novos senadores tomam posse em Plenário lotado



Quatro novos senadores tomaram posse no Plenário da Casa nesta quarta-feira (3), em cerimônia conduzida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que contou com a presença de cerca de 500 convidados, segundo a Polícia Legislativa. Os novos parlamentares eram suplentes dos senadores que renunciaram para assumir cargos nos Executivos estaduais no dia 1o de janeiro.

VEJA MAIS

Adelmir Santana (PFL-DF) passa a ocupar a vaga deixada pelo vice-governador do Distrito Federal, Paulo Otávio (PFL); José Nery Azevedo (PSOL-PA) substitui a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT); Paulo Duque (PMDB-RJ) assume a vaga deixada pelo chefe do Gabinete Civil do Rio de Janeiro, Regis Fichtner (PMDB), que, por sua vez, ocupava a cadeira deixada pelo governador do estado, Sérgio Cabral, também do PMDB; por fim, Neuto de Conto (PMDB-SC) assume a vaga de Leonel Pavan (PSDB), vice-governador de Santa Catarina.

A cerimônia de posse, que geralmente ocorre no gabinete do presidente do Senado, foi transferida para o Plenário devido ao grande número de convidados. Os novos senadores prestaram compromisso, de acordo com o Regimento ("Prometo guardar a Constituição federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil"), e foram empossados por Renan Calheiros.

Renan deu boas-vindas e manifestou aos novos parlamentares seus votos de um profícuo mandato nos próximos quatro anos. Ele se dirigiu a cada um deles, "homens competentes e experientes", segundo o presidente, destacando aquelas características de suas trajetórias políticas e pessoais que, na opinião do presidente do Senado, em muito contribuirão para o bom desempenho das atividades do Legislativo, principalmente no que se refere às reformas Política e Tributária. Em seguida, Renan passou a palavra aos empossados.

Participaram da solenidade os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Edison Lobão (PFL-MA), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Heloísa Helena (PSOL-AL) e José Jorge (PFL-PE); os governadores José Roberto Arruda (PFL-DF) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC); os vice-governadores e ex-senadores Paulo Otávio (PFL-DF) e Leonel Pavan (PSDB-SC), o senador licenciado e ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB-MG); e os deputados Babá (PSOL-PA), Luciana Genro (PSOL-RS), Mauro Benevides (PMDB-CE), ex-presidente do Senado, Michel Temer (SP), presidente do PMDB, e Wilson Santiago (PMDB-PB), líder do partido na Câmara.

  



03/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Novos senadores tomam posse

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE NA SEGUNDA

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE EM 1º DE FEVEREIRO

Dois novos senadores tomam posse

Senadores tomam posse em Plenário

Jovens senadores tomam posse no Plenário