Número de assinantes de TV paga aumenta 30,7% em 2010
Com 2.295.517 novos assinantes, o Brasil encerrou 2010 com 9.768.993 domicílios com TV por Assinatura, o que indica um crescimento acumulado de 30,7% no ano. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,3 pessoas, os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 32,2 milhões de brasileiros.
Em dezembro, foram 237.936 novas assinaturas — uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes do mês de novembro. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Esses serviços são prestados através de sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: por meios físicos (Cabo - TVC), por microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e por satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).
Dentre essas tecnologias, a categoria que conseguiu melhor desempenho no mercado foi a de serviços prestados via satélite, que cresceu 4,6% ante uma evolução de 2,0% no mês anterior. Em seguida, ficaram os serviços via cabo, cujo número de assinantes cresceu 0,9% em novembro. Em novembro, o crescimento dos serviços prestados via cabo havia sido de 1,1%. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 1,7% de sua base de assinantes no mesmo período.
Crescimento percentual
Segundo a Anatel, ao final de dezembro de 2010, a participação dos serviços via satélite (DTH) atingiu 45,8% da base enquanto os serviços a cabo passaram a atender 51% dos assinantes.
O balanço da agência aponta um crescimento visível: no mês de janeiro, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 57,9% de market share, conforme divulgado naquele mês.
Regiões de destaque
Seguindo a tendência observada desde o início do ano, as regiões Norte e Nordeste cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses.
O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul, acompanhada pela região Sudeste, com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional. Em dezembro de 2010, a região Centro-Oeste também apresentou crescimento anual acima da média, ultrapassando seu desempenho no mês anterior.
Consequentemente, as 10 unidades da federação que apresentaram maior crescimento percentual nos últimos 12 meses pertencem às regiões Norte e Nordeste.
Fonte:
Anatel
24/02/2011 19:07
Artigos Relacionados
Número de assinantes da TV paga no Brasil pode dobrar em cinco anos
Número de assinantes de TV por assinatura cresce 15,6% no acumulado do ano
Número de assinantes de TV por assinatura cresce 21,7% desde o início do ano
Valor da bolsa paga a profissionais cubanos aumenta para US$ 1.245
Receita paga restituições do IR referentes a 2010, 2009 e 2008
Número de doutores no Brasil aumenta em 278 %