Número de brasileiros com títulos de mestre cresce 11% ao ano no País
Expansão dos cursos de pós-graduação aliado ao crescimento significativo da oferta pelas universidades particulares possibilitou o aumento do número de mestres no País
O número de títulos de mestrado concedidos no Brasil cresce, em média, 11% ao ano, aponta estudo lançado, nessa segunda-feira (23), pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Ainda de acordo com a publicação, em 14 anos, a quantidade de novos mestres quase quadruplicou, passando de 10.389 em 1996, para 38.800 em 2009 - o que representa um crescimento de 273,5%.
A publicação Mestres 2012: Demografia da Base Técnico-Científica Brasileira aprofunda os conhecimentos sobre formação, emprego e características demográficas dos mestres brasileiros e apresenta um conjunto de estatísticas geradas a partir do cruzamento das bases de dados do Coleta Capes 1996-2009, da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento é uma extensão da publicação Doutores 2010, lançada durante a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O processo envolveu a Coordenação-Geral de Indicadores do MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“É um trabalho muito rico e importante, que nos permite trabalhar no perfil e na formação dos novos mestres e de acordo com a necessidade do País, como uma ferramenta de fortalecimento de políticas públicas”, afirmou a representante da Secretaria Executiva do ministério, Ana Lúcia Assad.
Com base no levantamento, é possível perceber a velocidade e a capacidade do sistema em atender as demandas da sociedade e da economia, com a criação de cursos de mestrado em diversas áreas, inclusive, com novas modalidades, como o mestrado profissional. O presidente do CGEE, Mariano Laplane, destaca o fato de essa formação estar se estendendo para outras regiões do País fora do circuito Sudeste e Sul. “Estamos abrindo o leque, isso é muito importante”, avaliou.
23/04/2013 16:40
Artigos Relacionados
Número de brasileiros com graduação cresce 109,83% em 10 anos
Número de transplantes cresce no País
Cresce número de transplantes no País
Cresce número de empreendedores individuais no País
Número de transplantes no País cresce 118% em 10 anos
Cresce o número de bolsas em residência médica no País