Número de doadores de sangue é maior do que o esperado



O primeiro dia da campanha de doação de sangue no Senado superou as expectativas dos organizadores: o número de interessados em doar ultrapassou a previsão dos coordenadores. Realizada pelo Programa de Responsabilidade Social do Senado em parceria com o Hemocentro, a campanha começou nesta terça-feira (3) e vai até quarta-feira (4). A estimativa é que sejam coletadas 30 bolsas de sangue apenas na terça.

No ano passado, foram feitas 80 inscrições para doação, mas somente 60 bolsas foram coletadas. De acordo com a chefe do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional, Denise Costa Lisboa, isso acontece porque os doadores passam por uma triagem para assegurar a qualidade do sangue.

Este ano a campanha está sendo um sucesso, na opinião da assistente social do Hemocentro e coordenadora de captação de doadores, Verônica Cavalcante de Andrade. Ela espera que sejam atendidas nesta terça-feira em torno de 40 pessoas. E informou que a idéia é estender para três dias o prazo de coleta em 2007.

- A importância desse tipo de política é fidelizar o doador e proporcionar qualidade de vida ao paciente - afirmou a coordenadora do Hemocentro.

Para o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, que também doou sangue nesta terça, "a intensa participação dos servidores na campanha é motivo de alegria, por se tratar de uma política de cidadania e respeito aos que necessitam".

A coleta está sendo feita no estacionamento da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP),no período das 8h às 12h. Para a doação, o Hemocentro segue alguns critérios a fim de assegurar a qualidade do sangue: o doador não pode estar usando medicamentos; deve ter entre 18 e 65 anos; não pode ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses; e tem que pesar acima de 52 quilos.

Não podem doar sangue pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos doze meses, portadores de doenças infecto-contagiosas, como por exemplo hepatite C ou B, e usuários de drogas injetáveis.

A doação de sangue em Brasília é realizada na Fundação Hemocentro de Brasília, que fica no Setor Médico Hospitalar Norte, ou ainda nas unidades de hemoterapia dos Hospitais Regionais de Taguatinga, do Gama, da Ceilândia e de Sobradinho.



03/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saúde: Número de bombeiros doadores de sangue dobra em relação a 2005

Pró-Sangue precisa de doadores

Pró-Sangue faz convocação de doadores

Fundação Pró-Sangue convoca doadores

Fundação Pró-Sangue precisa de doadores

Fundação Pró-Sangue convoca doadores