Número de famílias endividadas chega ao menor nível do ano em novembro



A inadimplência das famílias brasileiras caiu pelo sexto mês consecutivo em todo o País. Segundo a pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (Peic) divulgada nesta segunda-feira (21) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 59% das famílias entrevistadas declararam ter dívidas de cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de loja, empréstimos pessoais, prestação de carro e seguros. Em outubro, esse percentual era de 61,2%. O indicador recua também em relação a novembro de 2010, quando 59,8% das famílias haviam reportado dívidas.

O número de famílias que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso voltou a recuar em novembro, após leve alta em outubro, passando de 8,2% para 7,3%. Em novembro de 2010, 9% das famílias declararam não ter condições de pagar suas contas em atraso.

O percentual de famílias endividadas recuou em ambas as faixas de renda pesquisadas. Na faixa de renda inferior a dez salários mínimos, chegou a 60,4% em novembro de 2011, ante 62,9% em outubro. Em novembro do ano passado o percentual era 62,2%. Para as famílias com renda mensal superior a dez salários mínimos, o nível de endividamento recuou de outubro para novembro,  50,5% para 48,9%. Este percentual permaneceu superior ao patamar observado em novembro de 2010, quando 45,1% das famílias nessa faixa de renda haviam declarado ter dívidas.

O cartão de crédito foi apontado por 73,2% das famílias como um dos principais tipos de dívida. Em seguida, vieram os carnês (25,8%) e crédito pessoal (12,7%). Para as famílias com renda de até dez salários mínimos, 73,4% apontavam o cartão de crédito, 27%, o carnê e 12,7%, o crédito pessoal. Já para famílias de renda acima de dez salários mínimos, os principais tipos de dívidas apontados em novembro foram: cartão de crédito (71,7%), financiamento de carro (22,4%) e carnês (14,1%).


Fonte:
Agência Brasil



22/11/2011 12:23


Artigos Relacionados


Número de famílias endividadas tem leve alta em julho, mas permanece menor que o do ano anterior

Cai número de famílias endividadas em julho

Pesquisa do Ipea mostra redução do número de famílias endividadas

Diminui número de famílias endividadas no País, revela nova pesquisa do Ipea

Mortalidade infantil em SP chega ao menor nível da história

Inadimplência das famílias paulistanas tem menor nível desde 2004, aponta Fecomercio