Número de mortes no trânsito cai 57% após lei seca
Os dados foram recolhidos em três unidades do IML, de SP
Levantamento do Instituto Médico Legal apontou que o número de mortes no trânsito caiu 57% em São Paulo após a lei 11.705 entrar em vigor, em 20 de junho. Os dados foram recolhidos em três unidades do órgão nos dias em que foi realizada a operação Direção Segura – quintas e sextas-feiras e sábados e domingos.
Foram comparados os três primeiros finais de semana do mês de junho com os dois seguintes. No primeiro final de semana da blitz, em junho ( 5 a8), foram registradas 14 mortes. Já no segundo ( 12 a 15), 11 e, no terceiro (19 a 22), 10. No quarto final de semana, ( 26 a 29), quando a lei já vigorava havia mais de uma semana, foram registradas cinco mortes.
O mesmo número se repetiu no primeiro final de semana de julho ( 3 a 6).
Para calcular o índice, os números dos três primeiros finais de semana de junho foram somados e divididos por três, para que se chegasse a uma média aritmética simples.
O resultado foi de 11,7 mortes que, se comparado ao número de mortes registradas no último final de semana de junho e no primeiro de julho, em que a lei já era de conhecimento público abrangente, revela a queda de 57%.
O secretário da segurança pública, Ronaldo Marzagão, acredita que a Lei de Embriaguez no Trânsito, a 11.705, deu às polícias um instrumento mais poderoso para combater os acidentes de trânsito: "É uma lei dura, mas importante", afirma Marzagão.
Direção Segura
Balanço da operação Direção Segura, da Polícia Militar, realizada sexta e sábado passados, contabilizou 913 abordagens a motoristas, 379 testes do baf
07/14/2008
Artigos Relacionados
Cai 63% o número de mortes no trânsito em SP
Lei Seca: rigor na fiscalização reduz mortes no trânsito
Número de mortes de crianças no trânsito diminui com uso das cadeirinhas, diz PRF
Feriado de Páscoa teve queda de 47% no número de mortes por acidente de trânsito
Humberto Costa comemora redução no número de mortes no trânsito em Pernambuco
Número de mortes no trânsito aumenta quase 50% na Semana Santa, aponta Dpvat