Número de varas da Justiça para casos de violência doméstica em debate na Rádio Senado



A Região Nordeste, segunda mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes, possui apenas 15 varas ou juizados de atendimento exclusivo à mulher vítima de violência doméstica. Enquanto isso, o Distrito Federal, com menos de três milhões de habitantes, conta com 10 das 16 unidades judiciárias especializadas de todo o Centro-Oeste.

Os dados são da pesquisa "A atuação do Poder Judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha", divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na última terça-feira (19) e revelam as desigualdades regionais que dificultam o acesso da mulher agredida à justiça especializada. A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI que investiga a violência doméstica no Brasil, comentará os resultados dessa pesquisa no programa "O Senado é mais Brasil", da Rádio Senado, na segunda-feira (25). E a diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Janaína Penalva, explicará como foi feito o levantamento e de que forma ele poderá ajudar no processo de interiorização da justiça voltada à mulher.

O programa "O Senado é mais Brasil", da Rádio Senado vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8:35h, horário de Brasília, ao vivo para a Rede de Rádios Senado nas seguintes capitais: Rio Branco (100,9FM), Cuiabá (102,5FM), Teresina (104,5FM), Fortaleza (103,3FM) e Natal (106,9FM). Na internet, o programa pode ser ouvido pelo canal 2 em www.senado.leg.br/radio



22/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Álcool está associado a 30% dos casos de violência doméstica e sexual contra mulheres

Paim alerta para grande número de casos de violência contra moradores de rua

Comissão de Direitos Humanos debate violência doméstica no campo

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual

Jornada debate violência doméstica no Hospital do Servidor Público Estadual