Obras do terminal de passageiros do aeroporto de Jericoacoara (CE) são iniciadas



A segunda etapa de obras do Aeroporto de Jericoacoara, no Ceará, que compreende a construção do terminal de passageiros, está em execução. O contrato foi assinado entre a secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a empresa vencedora da licitação (Poly Construções) e a obra terá um prazo de 360 dias para execução. O investimento, no aeroporto que está sendo instalado no município de Cruz, é de R$ 9,2 milhões.

De acordo com dados da Setur, o projeto do terminal de passageiros terá uma aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, que é uma espécie de telha de madeira. Já a pista de pouso terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, aeronave padrão para o projeto. Somado a isso, estão previstas áreas para alfândega e Polícia Federal. Isso significa que o aeroporto vai receber voos internacionais diretos, sem a necessidade de conexão no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento está sendo instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.

A primeira etapa da obra, referente à construção da pista de pouso e decolagem, pátio de estacionamento e pista de táxi está sendo realizada pelo consórcio Contern-SBS, formado pelas empresas Contern Construções e Comércio Ltda. e SBS Engenharia e Construções Ltda. A previsão é de que esta primeira etapa seja concluída até o final do primeiro semestre de 2012. Este lote, orçado em R$ 44 milhões tem recursos oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

Projetado para ser um dos principais vetores do turismo no Ceará, o Aeroporto de Jericoacoara, com capacidade de 1,2 mil vôos por ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas para apenas uma hora. A viagem ficará mais cômoda e barata, pois, atualmente, são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Outros benefícios são a melhora da logística para escoamento da produção das regiões Norte e da Ibiapaba e o desafogamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com a possibilidade de ter a capital como ponte para se chegar a mais famosa praia do estado.


Fonte:
Portal da Copa



05/10/2011 11:59


Artigos Relacionados


Aeroporto de Confins inicia 2ª etapa das obras de ampliação do terminal de passageiros

Aeroporto de Tupã terá reforma no terminal de passageiros

Aeroporto Estadual de Araraquara ganha novo terminal de passageiros

Terminal de passageiros de aeroporto de Ribeirão Preto será ampliado

Linha de trens até Aeroporto de Guarulhos tem obras iniciadas

Infraero apresenta maquete de novo terminal de passageiros de Guarulhos