Observatório Astronômico em São Carlos é opção de ciência e cultura nestas férias



Atração permanente é grátis; visitante pode ver corpos celestes e adquirir conhecimentos de forma lúdica

Criado em abril de 1986, no rastro da decepcionante segunda passagem do cometa Halley pela órbita terrestre, o Observatório da Universidade de São Paulo, em São Carlos, é uma das atrações permanentes oferecidas pela Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da universidade. Todos os serviços oferecidos são gratuitos e um dos destaques para o visitante é conferir os corpos celestes através das lentes do telescópio refrator Grubb, de fabricação irlandesa.

O observatório foi montado com recursos da USP, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de indústrias da cidade. O físico especializado em óptica Jorge Hönel é um dos responsáveis pelo local desde o início de suas atividades.

O nome oficial do observatório é Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) e, desde sua criação, mais de 150 mil pessoas já o visitaram. Suas propostas incluem divulgar, de modo lúdico e interativo, a astronomia, a área do conhecimento mais antiga da humanidade; aproximar a universidade da população; e despertar nos alunos do ensino fundamental e médio o interesse pela ciência e pela cultura.

Mundo da Lua

“Para a maioria do público, ver a Lua e suas crateras nos telescópios é o pedido mais comum. Para conferir com mais nitidez o solo lunar e os efeitos das sombras, sugerimos a observação na fase quarto crescente em vez da cheia. A iluminação lateral do solo lunar evidencia o relevo da Lua”, explica Hönel.

Uma atração especial é a Sessão Astronomia, atividade especial realizada desde 1992 aos sábados, às 21 horas. Trata-se de uma palestra com até uma hora de duração, proferida, em cada data, por um dos dez alunos-monitor do Centro. Nesses encontros, o universitário usa linguagem simples para explicar fenômenos astronômicos para públicos de todas as faixas etárias. Os assuntos abordados são variados e retratam temas atuais e ligados ao cotidiano das pessoas.

Outra atividade pedagógica oferecida são os minicursos para turmas de alunos da rede pública e privada. As aulas e demais trabalhos são ministrados nas instalações do Centro. Para aprofundar conhecimentos, o visitante pode consultar o acervo permanente da instituição, nos horários de visita. Dispõe de livros, vídeos, animações, apresentações, fotos de campo do céu e de eventos celestes – eclipses da Lua e do Sol, entre outros. O site do observatório também é fonte recomendada de informações sobre astronomia.

Equipamentos e instalações

O observatório funciona nas dependências do Câmpus I da USP, em São Carlos. O desenho atual do edifício é o resultado das obras de ampliação realizadas em 2002. Todo o projeto arquitetônico do prédio foi concebido de modo a privilegiar a observação astronômica.

No térreo ficam o auditório, com recursos multimídia e capacidade para 65 pessoas, a sala de apoio, os sanitários e o bebedouro. O primeiro andar abriga a sala de instrumentação, a escura, o relógio solar e uma área externa para observação celeste.

Estão no segundo piso a cúpula do telescópio Grubb e um vão livre usado pelos visitantes para a observação com binóculos, lunetas e os telescópios refrator Zeiss (baseado em lentes) e o Newtoniano-Dobsoniano (funciona com espelhos). Esses equipamentos foram cedidos pela instituição e têm acompanhamento dos monitores.

Visitação e roteiro turístico

A visita ao observatório pode ser individual ou em grupo. A instituição também agenda turmas escolares da rede pública e privada, nos horários matutino, vespertino e noturno. O programa dura duas horas, sendo 30 o número recomendado de alunos e 50 o limite. O pedido deve ser feito com antecedência.

“Temos pouca divulgação, mas já integramos o roteiro turístico municipal. Atualmente, muitas escolas da região programam excursões para São Carlos e associam a observação astronômica em um período do dia com outras visitas, como o Museu Asas de um Sonho, ligado à aviação”, observa Hönel.

O público médio nos horários de visita é de 20 pessoas e deve crescer em 2008, com a finalização do projeto Jardim do Céu na Terra. Essa iniciativa trará atividades como a Sala Solar, a ser instalada na parte externa do observatório.

Se as condições atmosféricas e do céu estiverem favoráveis e com pouca nebulosidade, é possível observar planetas, estrelas e nebulosas e outros astros. A entrada do observatório fica na Rua Dr. Carlos Botelho, esquina com a Rua Visconde de Inhaúma, região central.

Às quartas-feiras, o funcionamento é das 9 às 11 horas e das 19h30 às 21horas; às quintas-feiras, das 14 às 16 horas e das 19h30 às 21h30; e nas noites de sexta-feira a domingo, das 20 às 22 horas.

Formação complementada

Outra função do observatório é complementar a formação universitária dos alunos por meio de estágio e monitoria. Esta foi a escolha de Mariana Padoan, aluna do curso de Ciências Físicas e Biomoleculares e monitora desde dezembro de 2006. Solícita, esclareceu dúvidas do casal Israel e Eliana Nascimento, residentes em Brotas, dispostos a fazer observação noturna no dia 24.

Fellipy Dias Silva, estudante de Física da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), é monitor voluntário desde março. Nascido em Santos, desde a infância tinha em mente aprofundar conhecimentos em Astronomia. A possibilidade de trabalhar no observatório foi considerada na sua decisão de cursar faculdade em São Carlos. Diz-se apaixonado por divulgação científica e pretende fazer especializações na área.

Na mesma noite, proferiu a palestra sobre o Projeto Constellation, missão norte-americana iniciada no ano passado, que visa à construção de um centro de pesquisa na Lua. Na oportunidade, fez uma reconstituição histórica da corrida espacial desde o pós-guerra. A exposição contemplou todas as missões Apollo, as incursões soviéticas e o ingresso da China, Japão e Índia no grupo de países com projetos espaciais avançados e capazes de lançar homens na órbita terrestre.Rogério Silveira

SERVIÇO

Observatório USP São Carlos

Site www.cdcc.sc.usp.br/cda

E-mail [email protected]

Telefone (16) 3373-9191

 

Da Agência Imprensa Oficial

(M.S.)



12/01/2007


Artigos Relacionados


Observatório Astronômico em São Carlos é opção de passeio nas férias

Lazer: Pinacoteca do Estado é opção de cultura e lazer nestas férias

Cultura: Museus do Estado abrem as portas para alunos da rede pública nestas férias

PET oferece atividades gratuitas nestas férias

Nestas férias, use o Web Rotas para programar sua viagem

Nestas férias, use o Web Rotas para programar sua viagem