Ocorrências com usuários nos trens da CPTM diminuíram 96% entre 1996 e 2000



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O número de ocorrências envolvendo usuários nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, caiu significativamente nos últimos cinco anos. O total de ocorrências, em 1996, foi de 4.572. No ano 2000, elas foram somente 177. Uma queda, portanto, superior a 96%. Os números incluem ocorrências com pingentes e surfistas - historicamente, os casos mais numerosos -; furtos e roubos; e atropelamentos fatais, ocasionados geralmente por invasão das vias. Em todos esses casos, a queda foi pronunciada. A maior delas foi com relação aos pingentes e surfistas. De 4.029 ocorrências, em 1996, o número caiu para 88 no ano 2000, ou seja, houve uma queda de quase 98%. Já os furtos e roubos dentro das composições da CPTM, que foram 402 em 1996, no ano 2000 não ultrapassaram 52, uma redução de 87%. Os atropelamentos fatais, 141 em 1996, caíram para 37 no ano 2000. A queda foi de 74%. As razões da diminuição das ocorrências nos trens da CPTM são os investimentos realizados pela empresa em obras e na frota, as várias campanhas organizadas desde 1996 e o reforço e a racionalização do policiamento, que passou a contar com patrulhas dentro dos trens em algumas linhas. Em termos de investimentos, a CPTM implantou, por exemplo, o Expresso Leste, via segregada entre as estações Brás e Guaianazes, na Linha E - Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes/Estudantes), com modernos trens espanhóis, dotados de ar-condicionado, motores de última geração e música ambiente. Os novos trens espanhóis incorporam policarbonato no lugar dos vidros. O policarbonato é um material muito mais resistente. Isso também reduziu drasticamente os índices de vandalismo. Outro investimento importante foi a construção de 7 novas e modernas estações na Marginal Pinheiros, dentro da Linha C - Sul (Osasco-Jurubatuba), assim como a modernização em curso de toda a linha, frota e equipamentos de apoio. No total, de 1995 a 1999, a CPTM investiu R$ 1,1 bilhão em novas obras e melhoramentos do sistema. No ano 2000, os investimentos somaram R$ 437 mi

04/18/2001


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