Oito longas e doze curtas disputam premiação da 23ª edição do Cine Ceará em setembro



Oito longas-metragens e doze curtas vão fazer parte da programação da 23ª edição do Cine Ceará, que acontece de 7 a 14 de setembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

Os longas concorrem ao Troféu Mucuripe nas categorias filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator, atriz e prêmio da crítica. Entre os curtas-metragens, doze filmes irão disputar os Mucuripes de melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor produção cearense e o prêmio da crítica.

Na Mostra Portugal Contemporâneo, que homenageia a produção lusitana, vão ser exibidos longas e curtas produzidos nos últimos 15 anos. O troféu "Eusélio Oliveira", honraria maior do evento, vai ser entregue à cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros, que também vai ser homenageada em uma mostra especial e se apresentará ao público.

O festival conta ainda com a mostra "Olhar do Ceará", dedicada às produções cearenses, que este ano vai exibir 23 curtas, e as mostras "Terceira Idade, Acessibilidade" e "O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece". Completam a programação os seminários Diálogos Visuais: o Cinema de Portugal, A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro e as oficinas O Cinema de Quentin Tarantino, Direção de Fotografia, Câmera e Iluminação Cinematográfica e Cinema de Animação.

Confira a lista dos filmes em competição:

Longas-metragens:

"Se Deus Vier Que Venha Armado", de Luis Dantas (Brasil); "Emak Bakia", de Oskar Alegria (Espanha); "Olho Nu", de Joel Pizzini (Brasil); "Rincón de Darwin", de Diego Fernández Pujol (Uruguai-Portugal); "El paciente interno", de Alejandro Solar Luna (México); "La Película de Ana", de Daniel Diaz Torres (Cuba); "Mercedes Sosa, la voz de Latinoamérica", de Rodrigo H. Vila (Argentina); e "Solidões", de Oswaldo Montenegro (Brasil).

Curtas metragens:

"Au Revoir", de Milena Times (PE); "ED.", de Gabriel Garcia (RS); "Em Cartaz", de Fernanda Teixeira (RJ); "Jessy", de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge (BA); "Mauro em Caiena", de Leonardo Mouramateus (CE); "O Melhor Amigo", de Allan Deberton (CE); "O Pacote", de Rafael Aidar (SP); "O Pai do Gol", de Luiz Ferraz (SP); "O Que Lembro, Tenho", de Rafael Barbosa (AL); "Pintas", de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP); "Quinha", de Caroline Oliveira (PE); e "Sanã", de Marcos Pimentel (MG).

 

Fontes:
Ancine
Cine Ceará



23/08/2013 19:27


Artigos Relacionados


Cine Ceará recebe inscrições para curtas e longas até abril

Abertas inscrições para 22ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema

Festival do Rio entrega premiação no Cine Odeon nesta terça-feira

Audiovisual é tema de encontro no 20? Cine Ceará

Cine Ceará discute produção audiovisual no Nordeste nesta quarta

Festival Cine PE recebe inscrições para edição de 2014