Olimpíada de Matemática premia vencedores nesta terça-feira
Os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, juntamente com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), premiam nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro, os vencedores da 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A cerimônia contará com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, da Educação, Fernando Haddad, do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, e do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A Obmep surgiu em 2004. As provas são dirigidas a alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental e do ensino médio tanto municipal e estadual. A primeira olimpíada teve participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas; a segunda teve 14 milhões de estudantes, de 32 mil escolas; na terceira, as inscrições subiram para 17,3 milhões de alunos, de 38 mil escolas. Em 2008, as inscrições superaram a barreira de 18,3 milhões de alunos e 40 mil escolas e em 2009 atingiu a marca de 19,1 milhões de estudantes de 43 mil escolas públicas.
A Olimpíada de Matemática é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área. Os sucessivos recordes de participação fazem dela a maior olimpíada de matemática do mundo. Todos os alunos inscritos em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras podem participar.
Pentacampeões
Dentre os 19,6 milhões de inscritos nesta edição da Obmep, cinco estudantes se consagraram pentacampeões do concurso. Henrique Gasparini do Nascimento, de 15 anos, é um deles. Apesar de ser medalhista de ouro desde a segunda edição da Olimpíada, Henrique não se considera um gênio. “Eu tenho muita facilidade de aprender e entender como a matemática funciona”, explica o garoto, que mora em Brasília. O segredo, segundo o pentacampeão, é estudar todos os dias e sempre querer saber mais. “Os professores ensinam o que vai cair nas provas e o que devemos saber para o nosso dia-a-dia. Quanto mais dedicação mais conhecimento é absorvido”, garante.
A Olimpíada influenciou o jovem garoto a escolher a profissão que deseja seguir. De acordo com Henrique, a área de exatas sempre foi sua paixão. E o gosto pelos números o direcionou para as engenharias. “Ainda não me decidi qual engenharia vou cursar. É certo que vou trabalhar com números e cálculos”, disse o adolescente que também gosta de química e ficou em terceiro lugar na Olimpíada Brasileira de Química em 2010.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
20/06/2011 20:24
Artigos Relacionados
Cerimônia premia vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática
Divulgados vencedores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Divulgada lista de vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática 2011
Vencedores da Olimpíada da Matemática serão primeiros candidatos a bolsas no exterior
Vencedores da Olimpíada de Matemática das escolas públicas devem ser homenageados pelo Senado
Prêmio Jovem Cientista anuncia vencedores nesta terça-feira