Olimpíada de Robótica



A robótica e a automação são áreas estratégicas para o País quando se trata de desenvolvimento econômico, tecnológico e educacional. É uma área de conhecimento emergente, que está se tornando praticamente obrigatória nas escolas modernas devido à variedade de aplicação em diversos setores. O uso de kits robóticos em escolas de primeiro grau e universidades tem apresentado bons resultados e despertado grande interesse nos jovens.

A robótica ainda é utilizada não só como ferramenta de inclusão tecnológica, mas também social, levando alunos a se integrarem à comunidade escolar e à sociedade. Os conhecimentos da área também são usados para ajudar no aprendizado de outros conteúdos de ensino, como ciências, física, matemática, geografia, história e até mesmo português.

Para incentivar ainda mais o aprendizado na área e estimular os jovens a conhecer carreiras científico-tecnológicas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza anualmente a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Podem participar alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio ou técnico. O evento acontece anualmente -- normalmente no segundo semestre -- e as inscrições devem ser feitas através da internet pelo professor responsável pelo grupo de alunos participantes. 

A competição prevê provas teóricas e práticas ligadas à robótica e relacionadas ao conteúdo da série em que o estudante está matriculado. Aqueles que conseguirem melhor desempenho recebem certificados e medalhas. Os melhores participantes ganham cursos gratuitos de robótica e ainda recebem apoio para participar da competição mundial da RoboCup Federation.

Fonte:
Site OBR

 



26/07/2013 19:17


Artigos Relacionados


Inscrições para olimpíada brasileira de robótica vão até dia 27

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Robótica terminam na sexta

Laboratório de Robótica reabilita pacientes em SP

Laboratório de Robótica reabilita pacientes em SP

Oficina de robótica é boa opção para as férias

Serra recebe gênios da robótica brasileira