Ônibus com motor elétrico e movido a biodiesel fará transporte entre aeroporto e estádio em Curitiba (PR)
O Hibribus consume 35% menos combustível, com redução de 35% na emissão de gás carbônico, de 80% de óxido de nitrogênio e de 89% de fumaça
Em Curitiba (PR), uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o transporte entre o aeroporto Afonso Pena e a Arena da Baixada será feito pelo Hibribus, ônibus hibrido movido por dois motores, um que utiliza energia elétrica e outro biodiesel. O veículo foi testado nesta terça-feira (27) por comitiva da Fifa, do Comitê Organizador Local do campeonato e do Ministério do Esporte.
Os dois motores funcionam em paralelo. O motor elétrico é utilizado no arranque, até uma velocidade de 20 km/h, gerando energia durante as frenagens. O outro motor entra em funcionamento em velocidades mais altas e fica desligado quando o ônibus está parado. O tempo que o motor a biodiesel fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Neste tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor a combustível se apaga completamente.
O Hibribus consume 35% menos combustível, com redução de 35% na emissão de gás carbônico, de 80% de óxido de nitrogênio e de 89% no material particulado (fumaça). Ao todo, circulam 10 veículos deste tipo em Curitiba e até o fim do ano outros 20 serão incorporados à frota.
- País terá programa de acessibilidade turística para pessoas com deficiência
- Cidades-sede lançam cartazes oficiais da Copa de 2014
- Fuleco é o nome oficial escolhido para o mascote da Copa do Mundo 2014
27/11/2012 18:40
Artigos Relacionados
Linha de ônibus fará trajeto entre Aeroporto de Guarulhos e Autódromo de Interlagos
Curitiba divulga vencedora de licitação para melhoras no trânsito entre aeroporto e centro
Governo cria linha expressa de ônibus entre Mogi das Cruzes e o Aeroporto de Guarulhos
Primeiro ônibus movido a hidrogênio é lançado no Rio
Ônibus movido a etanol começa a ser testado na USP
EMTU apresenta projeto de ônibus movido a hidrogênio