Ônibus com motor elétrico e movido a biodiesel fará transporte entre aeroporto e estádio em Curitiba (PR)



O Hibribus consume 35% menos combustível, com redução de 35% na emissão de gás carbônico, de 80% de óxido de nitrogênio e de 89% de fumaça

 

Em Curitiba (PR), uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o transporte entre o aeroporto Afonso Pena e a Arena da Baixada será feito pelo Hibribus, ônibus hibrido movido por dois motores, um que utiliza energia elétrica e outro biodiesel. O veículo foi testado nesta terça-feira (27) por comitiva da Fifa, do Comitê Organizador Local do campeonato e do Ministério do Esporte.

Os dois motores funcionam em paralelo. O motor elétrico é utilizado no arranque, até uma velocidade de 20 km/h, gerando energia durante as frenagens. O outro motor entra em funcionamento em velocidades mais altas e fica desligado quando o ônibus está parado. O tempo que o motor a biodiesel fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Neste tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor a combustível se apaga completamente.

O Hibribus consume 35% menos combustível, com redução de 35% na emissão de gás carbônico, de 80% de óxido de nitrogênio e de 89% no material particulado (fumaça). Ao todo, circulam 10 veículos deste tipo em Curitiba e até o fim do ano outros 20 serão incorporados à frota.