ONU estima crescimento acima da média para América Latina



O Produto Interno Bruto global deverá crescer 3% este ano e 3,1% em 2011, e o PIB continental, referente aos países latino-americanos, terá um crescimento de 4% em 2010 e de 3,9% no ano que vem. É o que revela o estudo Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2010, realizado pela Organizações das Nações Unidas (ONU).

O documento, divulgado nesta quarta-feira (26), aponta para o eventual impacto negativo que poderia ter o status fiscal dos países europeus na economia global se não forem adotadas as medidas para conter o avanço da crise financeira. Grécia, Espanha, Portugal, Inglaterra e Itália já anunciaram medidas de contenção de gastos públicos.

O diretor da Divisão de Análise de Políticas e Desenvolvimento da ONU, Robert Vos, afirmou que a crise financeira, que atingiu inicialmente a Grécia, já provoca efeitos em todo o Continente Europeu. “Na Europa, o principal problema é o desemprego. Por outro lado, há preocupação também com os déficits orçamentários e com a dívida pública”, disse ele.

Pelo estudo da ONU, a África deve crescer 0,9% em 2010 e 1,5% em 2011. Antes da crise, o continente registrava crescimento de 2% a 3%. A ONU acrescentou que, este ano, a taxa de desemprego média no mundo deve ficar em torno de 10%.

Fonte:
Agência Brasil

 

27/05/2010 12:56


Artigos Relacionados


Classe média da América Latina cresceu 50% na última década

Cepal prevê redução em ritmo de crescimento na América Latina e no Caribe

Banco Mundial prevê queda em crescimento econômico da América Latina e do Caribe em 2012

Expectativa de redução de crescimento afeta clima econômico na América Latina, segundo pesquisadora

Inflação para famílias de baixa renda fica acima da média em janeiro

Turismo no Brasil está acima da média mundial