OPÇÕES PARA O NORDESTE MOBILIZAM SENADORES



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu providências para que as águas do rio São Francisco possam chegar à Paraíba, não para irrigar a agricultura, mas para matar a sede homens e animais. O apelo foi feito nesta terça-feira (dia 7) na audiência pública destinada a discutir a proposta de transposição de águas do rio.
Para a senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), presidente da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura, as audiências públicas são da maior importância para oferecer subsídios às decisões dos senadores. Emilia defende a formação de uma subcomissão para tratar especificamente do uso das águas do São Francisco e de perspectivas de desenvolvimento para o Nordeste.
O senador Alberto Silva (PMDB-PI) apresentou a proposta de que a transposição de águas do São Francisco seja feita a partir da costa atlântica, afirmando que no nível da praia a água poderia ser levada para os outros estados a um custo muito mais baixo e não faria falta aos estados por onde corre o rio.
Para a senadora Heloísa Helena (PT-AL), a transposição não pode ser vista como panacéia, até porque muitas cidades ribeirinhas apresentam os piores níveis de indicadores sociais. Heloísa fez questão de destacar que não há briga entre os estados que o rio atravessa e aqueles que podem vir a ser beneficiados com a transposição de águas.
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) ressaltou a observação do secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Raimundo Garrido, de que o São Francisco está na UTI - com problemas de contaminação das águas e baixa vazão, dentre outros - e alertou que eventual transposição de suas águas sem estudo mais aprofundado pode comprometer projetos de desenvolvimento que estão sendo executados.
O senador Paulo Souto (PFL-BA) enfatizou que o objetivo da audiência pública é oferecer aos senadores elementos técnicos para que possam se posicionar sobre o projeto de transposição de águas do São Francisco. Souto questionou se o estado atual do rio permitiria fazer "uma transfusão". Já o senador Geraldo Cândido (PT-RJ) indagou se, ao invés de falta de água, o que está faltando ao Nordeste não seria a democratização do uso deste recurso.

07/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nordeste é a região que mais oferece opções de destino

Senadores se mobilizam em favor da Lei da Ficha Limpa

Projetos do pré-sal, com emendas polêmicas da Câmara, mobilizam senadores

Senadores do PT se mobilizam em apoio a Lula; Taques e Alvaro Dias pedem investigação

Senadores vão discutir soluções para o Nordeste em 11 estados

Senadores querem resgatar projetos para desenvolver o Nordeste