Operação investiga fraudes em restituições de imposto de renda em Alagoas



A “Operação Rodoleiro”, realizada pela Receita Federal e a Polícia Federal, investiga fraudes na restituição de imposto de renda de servidores públicos e o desvio de recursos da folha de pagamentos do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas. Estão sendo cumpridos nesta quinta-feira (20/10) 12 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas.

As buscas abrangem residências e estabelecimentos comerciais nas cidades de Maceió, Barra de Santo Antônio e Atalaia, no Estado de Alagoas, e contam com a participação de 29 servidores da Receita Federal e 90 servidores da Polícia Federal. Durante as investigações foram descobertas fraudes nas restituições de imposto de renda de servidores do Tribunal de Contas de Alagoas, mediante a elevação indevida do imposto de renda retido na fonte (IRRF).

As investigações também apontam para o desvio de recursos públicos da folha de pagamentos do Tribunal de Contas de Alagoas. Nos últimos dois anos as despesas com pessoal foram superiores aos valores informados à Receita Federal em mais de R$ 30 milhões.

A operação foi batizada de “Rodoleiro” por existir a suspeita de lavagem de dinheiro por parte do grupo investigado utilizando a criação de cavalos de raça, sendo rodoleiro o nome de um tipo de carrapato que ataca principalmente a criação de equinos.

 

Fonte:
Receita Federal



20/10/2011 15:28


Artigos Relacionados


Operação Hiena combate fraudes nas declarações do imposto de renda

Operação Risco Calculado combate fraudes no Imposto de Renda em Brasília (DF)

Operação Marcação Cerrada combate fraudes em declarações do Imposto de Renda

Receita paga restituições do penúltimo lote do Imposto de Renda 2011

Receita abre dia 9 consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda

Receita libera quase todas restituições do imposto de renda deste ano