ORÇAMENTO NA INTERNET FOI DESTAQUE NAS COMISSÕES TÉCNICAS



O trabalho das comissões técnicas do Senado foi marcado nesta semana pela aprovação de projeto de resolução que exige o cumprimento da lei que obriga a União, estados e municípios a publicar na Internet seus orçamentos e informações financeiras, como condição para a contratação de novos empréstimos. Sugerida pela CPI do Sistema Financeiro, a iniciativa recebeu o apoio unânime dos integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos.
Caso o Plenário aprove o projeto, o Executivo na União, estados e municípios terá que fornecer dados sobre suas contas em uma home page administrada pelo Tribunal de Contas, como condição para que o Senado aprove novos financiamentos. O relator da matéria na CAE, senador Luiz Otávio (PPB-PA), afirmou que a CPI do Sistema Financeiro constatou falta de empenho dos estados e municípios na divulgação de seus respectivos orçamentos e informações financeiras via Internet.
Por unanimidade, os senadores da CAE aprovaram projeto de lei da Câmara que reabre por 90 dias o prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal das empresas, o Refis. A CAE aprovou também requerimento do senador Ricardo Santos (PSDB-ES) para a realização de audiência pública sobre a "Política de Preços para a Indústria do Gás Natural".
A Comissão de Educação aprovou projeto do ex-senador Djalma Falcão (PMDB-AL) determinando que eletrodomésticos e produtos eletroeletrônicos, de fabricação nacional ou estrangeira, vendidos em todo o país, venham acompanhados de um exemplar do manual de especificações técnicas traduzido em alfabeto braile, com as adaptações necessárias para a compreensão dos portadores de deficiência visual. As indústrias e os revendedores terão prazo de 18 meses para cumprir as exigências.
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira (dia 8) sugestão para que a Câmara retire do Código Civil qualquer referência ao processo de adoção. Assim, a idade mínima exigida de pais adotivos fica sendo 21 anos, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em caráter terminativo, a CCJ aprovou projeto do senador Romeu Tuma (PFL-SP) que altera o Código de Trânsito Brasileiro para permitir que o motorista que tenha habilitação na categoria "B" possa conduzir veículos com trailers acoplados.
A CPI mista que investiga o roubo de cargas, ouviu esta semana o ex-caminhonheiro Jorge Méres, que compareceu encapuzado por temer represálias. Ele apontou o empresário William Sozza como o chefe da principal quadrilha que opera com extravio de cargas nas rodovias do país.
Já a Subcomissão do Judiciário convidou cinco procuradores para depor sobre a liberação de verbas para a obra superfaturada do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP). Decidiu também encaminhar à Mesa do Senado os requerimentos de quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal do ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira, de empresas com as quais ele está relacionado e de sua esposa Lídice Coelho da Cunha Caldas.
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou requerimento do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) convidando o ministro Pedro Parente, Chefe da Casa Civil da Presidência da República, para prestar esclarecimentos sobre o Programa IDH-14, que contempla com recursos os 14 estados mais pobres conforme o Índice do Desenvolvimento Humano da ONU. O senador quer saber do ministro os motivos pelos quais não foram incluídos, no programa, os municípios mais pobres do país, de alguns estados mais desenvolvidos.

10/08/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Escolas Técnicas são destaque no Enem 2011

Comissões Técnicas

Reunião das Comissões Técnicas

Comissões Técnicas têm reunião hoje

Comissões Técnicas em intenso trabalho na Assembléia

Comissões técnicas realizam reuniões no interior