Ordem DeMolay seguirá promovendo seus valores entre os jovens, afirmam líderes



A Ordem DeMolay continuará empenhada em promover seus princípios entre os jovens brasileiros e oferecer sua contribuição para que o país conquiste um futuro mais brilhante. O compromisso foi assumido por dirigentes da Ordem DeMolay nesta segunda (21), durante sessão plenária que marcou os 30 anos de existência no país dessa organização, uma entidade patrocinada pela Maçonaria para congregar jovens do sexo masculino com idade entre os 12 e os 21 anos.

- Somos uma instituição criada com o propósito de formar líderes e melhores cidadãos entre os jovens - destacou Wilson José Barbosa Júnior, grande mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.

Ao falar das atividades da organização, Barbosa Júnior destacou a Campanha Nacional pelo Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. Em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, esse trabalhou resultou no registro de mais de cem mil doadores, cerca de 8% do cadastro total de doadores no Brasil. Em retribuição, o hospital batizou uma nova ala com o nome "Ala Ordem Demolay".

Dia DeMolay

A sessão comemorava ainda o Dia Demolay, celebrado em 18 de março e incluído no calendário de datas oficiais por lei sancionada no ano passado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O registro foi feito por Yhuri Guimarães, grande secretário maçon que representava no evento a direção da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, outra braço no país da organização originária dos Estados Unidos.

O Dia DeMolay se reporta à data da morte de Jacques DeMolay, personagem que inspirou a organização. Ele foi o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, levado à fogueira pela Inquisição em 18 de março de 1314, depois de se recusar a assumir culpa por atividades anticristãs.

Homenagens

Na sessão, foram homenageadas pessoas que vêm contribuindo com a Ordem DeMolay, a começar pelo líder maçom Alberto Mansur, fundador da organização no país, agraciado com uma placa que destacava sua iniciativa. Mansur disse depois que a Maçonaria no Brasil se restringia ao encontro dos maçons e que ele se entristecia com a falta das famílias nas atividades, como viu acontecer em visita aos Estados Unidos.

- Recebi a missão naquela data. Eu sentia que havia a necessidade, mas foram vocês, jovens, que acreditaram na possibilidade de um novo rumo para as suas atividades - rememorou o fundador, que também manifestou alegria pela existência atual de organizações para congregar esposas e filhas de maçons.

Outro homenageado foi o senador Mozarildo Cavalcante, distinguido com um diploma e a jóia de membro honorário do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil pela colaboração que vem oferecendo à entidade nos últimos anos. A última homenagem foi prestada à ex-deputada Luciana Costa, autora do projeto de lei que instituiu o Dia DeMolay. Ela recebeu a comenda do Clube de Mães da Ordem DeMolay.

O projeto que instituiu o Dia DeMolay foi relatado no Senado por Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), também autor do requerimento para a sessão especial. Mozarildo também registrou na sessão os esforços da ex-senadora Rosalba Ciarlini, hoje governadora do Rio Grande do Norte, para a instituição da data. Ela chegou a assinar projeto com o mesmo objetivo.

Participantes

Também discursaram no evento Jafé Torres, grão mestre do Grande Oriente do Distrito Federal; José Eduardo de Miranda, como representante do grão-mestre geral do Grande Oriente do Brasil, Marcos José da Silva; e Max Rodrigues Pereira Hager, em nome do soberano grande comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva.



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo destaca valores defendidos por Ordem DeMolay

Senado homenageia Ordem DeMolay

Senado celebra os 30 anos da ordem DeMolay

Senado faz sessão especial em homenagem à Ordem DeMolay

Mozarildo registra realização de evento da ordem DeMolay

Mozarildo abre sessão de homenagem à Ordem DeMolay