Orquestra de favela de São Paulo participa de festival na Alemanha
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, vai participar do Festival de Beethoven, na cidade de Bonn, na Alemanha. A presença do grupo será possível graças à parceria entre o Ministério da Cultura e a Sociedade de Concertos de São Paulo.
É a primeira vez que uma orquestra da América do Sul participa do evento, que acontece entre 10 de setembro e 9 de outubro. Também é a primeira viagem internacional da orquestra. O grupo foi convidado em abril após apresentação ao superintendente do Festival e o representante da rádio e TV Deutsche Welle. No total, a viagem do grupo custará R$ 315 mil, dos quais 90% serão disponibilizados pelo ministério.
Segundo a subgerente de Intercâmbio e Projetos Especiais da Diretoria de Relações Internacionais do ministério, Ana Gabriella Chermont de Lima, além das apresentações, o grupo será tema de documentário de uma emissora alemã.
Sinfônica de Heliópolis
A iniciativa surgiu em 1996, com a participação de 36 alunos moradores da comunidade de Heliópolis. Em 2004, com o apoio do Instituto Baccarelli, foi formada a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e o projeto de mesmo nome, que abriu vagas para estudantes de música de todo Brasil, proporcionando maior diversidade cultural e uma forma mais plena de praticar a inclusão social.
Fonte:
Ministério da Cultura
Saiba mais sobre programas de incentivo no Portal Brasil.
30/06/2010 18:56
Artigos Relacionados
Suplicy elogia festival de cultura que há 10 anos é realizado em favela de São Paulo
Campos do Jordão: Orquestra Sinfônica de São Paulo encerra Festival de Inverno
Campos do Jordão: Orquestra Sinfônica de São Paulo encerra Festival de Inverno
Campos do Jordão: Orquestra Sinfônica de São Paulo encerra Festival de Inverno
Alemanha inscreve para Festival de Hamburgo
São Paulo Companhia de Dança participa do Festival de Dança de Catanduva