Osmar Dias critica o atraso do plano para a safra de inverno



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) criticou, nesta quarta-feira (dia 7), o atraso no anúncio, por parte do Ministério da Agricultura, do plano de plantio para a safra de inverno deste ano. O senador disse que não há turbulência política nem denúncia para justificar o atraso do anúncio e ressaltou a sua urgência, pedindo que seja feito o quanto antes, se possível ainda nos próximos dias.

Osmar Dias afirmou que se o país está colhendo a maior safra de soja de todos os tempos, isso se deve muito mais às condições climáticas favoráveis do que aos esforços do governo. Ele lamentou que os números relacionados ao trigo não sejam tão animadores, ficando em apenas 9,9 milhões de toneladas, pouco mais de 10% do total da safra de grãos. Como cerca de 80% do consumo de trigo é importado de países como a Argentina, Canadá e Estados Unidos, elimina-se a possibilidade de serem criados até 200 mil empregos diretos e indiretos no país, disse o senador. O parlamentar ainda salientou que com isso aumenta de forma considerável o déficit da balança comercial .

Osmar Dias entende que é necessário estimular de forma progressiva o aumento das áreas de plantio de trigo, essencial na alimentação de toda a população. Com um investimento do governo e garantias de comercialização, acredita o senador, o Brasil poderia alcançar novamente a auto-suficiência em 2005.

07/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias: atraso no pagamento de seguro rural prejudicará safra de 2002

Osmar Dias considera insuficiente aumento de recursos do Plano Safra

Osmar Dias critica a MP que regula o plantio de soja transgênica na safra de 2005

Osmar Dias protesta por atraso em votação de projeto que ajuda universidades estaduais

Osmar Dias pede liberação de indenização a agricultores com safra perdida

Alvaro Dias critica fala de secretário da Fifa, mas aponta atraso e falhas nas obras para a Copa de 2014