Osmar Dias registra números positivos do emprego e elogia ministro do Trabalho



O líder do PDT no Senado, Osmar Dias (PR), registrou, em discurso nesta terça-feira (18), a geração de 305 mil novos empregos em abril, próximo ao recorde de 309 mil empregos gerados em junho de 2008. Ele elogiou a gestão do ministro Carlos Lupi, do seu partido, à frente da pasta do Trabalho e Emprego, classificando-a como "competente e merecedora de reconhecimento".

- Quando veio a crise mundial, o ministro foi otimista e estava certo: o Brasil, mesmo na crise, gerou mais de um milhão de empregos - lembrou o senador.

Osmar Dias mencionou o programa Pró-Jovem, coordenado pelo Ministério do Trabalho, afirmando que o investimento na capacitação de jovens tem contribuído para o aumento no número de vagas ocupadas. Além disso, afirmou o senador, o trabalho de Lupi no ministério tem proporcionado segurança institucional e trabalhista, bandeira defendida pelo seu partido.

Ao lembrar as previsões otimistas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), Osmar Dias disse que a expectativa é de que até o final do ano, se mantido o ritmo de crescimento da economia, chegue-se ao total a 2,5 milhões de empregos criados em 2010. Para maio, adiantou, a previsão é de 280 mil novas vagas.

O parlamentar registrou que 96,5 mil das vagas geradas em abril ocorreram no comércio. Logo em seguida vieram a indústria, com a geração de 83 mil vagas, e a construção civil, com 40,8 mil. Na agricultura, informou, apesar da queda no preço das commodities no mercado internacional, os empresários têm procurado manter os emprego, e o setor gerou somente no Paraná 20,5 mil postos de trabalho em abril, um crescimento de 159% sobre o mesmo período de 2009.

Bolsa para curso técnico

O líder do PDT mencionou proposta de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual foi relator, que obriga empresas com mais de 100 empregados a fornecerem bolsas de estudo para formação técnico-profissional, correspondentes a um salário mínimo, a dependentes legais de seus trabalhadores. A proposta ainda depende de aprovação no Plenário. Osmar Dias acredita que o projeto contribuirá para qualificar os jovens, de forma a facilitar seu acesso ao mercado de trabalho.

Voto de pesar

Osmar Dias registrou em seu discurso a morte do presidente da Associação dos Produtores de Álcool (Alcopar), Anísio Tormena, aos 67 anos, nesta terça, em decorrência de acidente de automóvel.



18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Transportes: ViaOeste registra números positivos no balanço do Feriado de Tiradentes

Osmar Dias registra lançamento de cartilha contra trabalho infantil

Osmar Dias anuncia visita do ministro do Trabalho ao Paraná

Ministério do Trabalho divulga números do emprego com carteira assinada

Ministério do Trabalho anuncia nesta 3a feira os números do emprego formal em junho

Ministro do Trabalho nega maquiagem nos números de empregos criados em 2010