Osvaldo Sobrinho alerta para risco de perda da safra de cereais estocada a céu aberto no Mato Grosso



O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) fez um alertou nesta quarta-feira (25) para o risco de que parte da safra de soja e milho de 2012/2013 colhida em seu Estado venha a se perder com a chegada das chuvas.

Segundo o parlamentar, a precariedade da infraestrutura de estocagem, sobretudo nas regiões mais produtivas do Mato Grosso, como no município de Sinop, poderá acarretar a perda de milhares de toneladas dos dois cereais que estão guardados a céu aberto em várias localidades. A falta de capacidade de embarque nos portos brasileiros foi apontada também como outro gargalo importante que dificulta o escoamento com a agilidade necessária da safra de grãos.

- É muito difícil produzir em Mato Grosso. A nossa parte foi feita, mas lastimavelmente, não temos como escoar. Com transporte moroso, os caminhões passam a ser verdadeiros silos ambulantes que se amontoam pelas estradas, uma vez que os portos só recebem mediante agendamento. O fato é que o país produz mais do que pode guardar. A estocagem, na verdade está sendo feita sobre rodas, o que atravanca nossas estradas, sabota nossos cronogramas e obstrui nossa competitividade comercial — disse.

De acordo com Osvaldo Sobrinho, enquanto o Brasil não consegue estocar uma colheita completa, os Estados Unidos, por exemplo, têm capacidade para estocar o equivalente a duas safras consecutivas.

Ex-deputado

Em seu pronunciamento, Osvaldo Sobrinho homenageou o ex-deputado Homero Pereira (PSD-MT) que se aposentou nesta quarta-feira (25) para tratar de um câncer no aparelho digestivo.



25/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho pede mais recursos para a saúde no Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho destaca importância da Embrapa para o desenvolvimento do Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho defende juiz federal de Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho pede universidade do Mercosul em Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho comemora leilão de trecho da rodovia BR 163, em Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional