Osvaldo Sobrinho analisa situação da Região Centro-Oeste em estudo sobre distribuição de renda



O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) comentou nesta quarta-feira (4) o estudo feito pelo economista Julio Miragaya, denominado Mapa da Desigualdade Espacial da Renda no Brasil e que revela que a Região Centro Oeste alcançou os mesmos patamares das Regiões Sul e Sudeste em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Ele alertou para a necessidade de políticas públicas para a região que garantam sua sustentabilidade ambiental e a melhor distribuição de renda.

Osvaldo Sobrinho disse que outra constatação feita pelo economista é o papel da atividade agropecuária, tecnologicamente avançada, como principal fonte de riqueza das regiões que apresentaram maior crescimento econômico. O senador acrescentou que o estudo concluiu que o maior dinamismo econômico deslocou-se do litoral para o interior do país, especialmente nas áreas do cerrado.

- De 31 regiões que mantiveram crescimento médio anual do PIB acima de 10%, entre os períodos de 1999 a 2006, nada menos que 17 se localizam nas áreas de expansão da fronteira agrícola do cerrado, com destaque para o Mato Grosso, Tocantins e Maranhão - destacou.

Na avaliação de Osvaldo Sobrinho, a união de políticas públicas adequadas de fomento com o desenvolvimento de tecnologias avançadas para o setor produtivo, pode transformar a realidade de um município, de uma região ou de um país. O senador observou que, no entanto, o aumento de produção e renda verificado não se distribuiu homogeneamente pelos municípios mato-grossenses ou do Centro Oeste.

Para o senador, a grande questão agora é a sustentabilidade do desenvolvimento na região e a preservação dos biomas, especialmente a contenção do avanço dos desmatamentos no cerrado. Ele citou o estudo da Universidade Federal de Goiás que alerta para o desmatamento, que já atinge uma área de 800 mil quilômetros quadrados e que, se for mantido o atual ritmo de avanço da fronteira agrícola e da pecuária, em 40 anos atingirá 960 mil quilômetros quadrados.



04/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho registra lançamento de programa voltado à pesquisa no Centro-Oeste

Falta de investimentos em logística diminui crescimento do Centro-Oeste, reclama Osvaldo Sobrinho

Osvaldo Sobrinho comemora aprovação de projeto que cria Banco de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Osvaldo Sobrinho comenta estudo do Banco Mundial sobre gastos com saúde no país

Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação

Oswaldo Sobrinho propõe criação de banco para fomentar desenvolvimento do Centro-Oeste