Osvaldo Sobrinho cobra investimentos em infraestrutura de transportes



O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) voltou a cobrar do governo federal nesta quarta-feira (11) investimentos em infraestrutura de transportes, especialmente na Região Centro-Oeste. De acordo com ele, tais investimentos são essenciais para propiciar meios adequados para o escoamento da produção de estados como o Mato Grosso e superar desigualdades regionais.

Para o senador, ampliar a malha ferroviária deve ser uma prioridade para o país, especialmente porque isso não foi feito nos últimos 40 anos, o que, a seu ver, representou uma involução da participação desse modal na matriz de transportes. Ele também chamou a atenção para a situação precária em que se encontram as rodovias da Região Centro-Oeste, num quadro não muito diferente do do resto do país, observou.

Osvaldo Sobrinho citou reportagem do jornal Folha de S.Paulo, intitulada "Colapso da infraestrutura ameaça agronegócio do Centro-Oeste". A matéria, disse o senador, refaz o percurso seguido pelas cargas graneleiras e mostra "como produtores agrícolas enfrentam obstáculos quase intransponíveis para levar a safra de grãos, essencial para o saldo comercial do país, aos mercados consumidores, numa via crucis que consome grande parte da renda final de seu trabalho".

- Não basta ter alcançado elevado grau de competência na produção de alimentos, ter agregado valor a esses itens, ter investido em melhorias processuais e tecnológicas ou ter conquistado mercados internacionais. É preciso transportar os bens produzidos a sua destinação final, em condições de preço competitivas - disse.



11/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho cobra do governo fornecimento de gás da Bolívia para termelétrica de Cuiabá

Falta de investimentos em logística diminui crescimento do Centro-Oeste, reclama Osvaldo Sobrinho

Osvaldo Sobrinho cobra regras claras para revalidação de diplomas obtidos no exterior

Sérgio Souza pede investimentos no setor de infraestrutura de transportes

Collor critica burocracia e cobra investimentos em infraestrutura

Acir Gurgacz cobra mais investimentos em infraestrutura