Osvaldo Sobrinho pede ao governo que não impeça implementação de projetos já em andamento no Mato Grosso



Empreendedores, trabalhadores e políticos do Mato Grosso estão preocupados com o teor de decreto presidencial, que está na iminência de ser publicado, proibindo a implantação de projetos industriais de usinas de álcool e açúcar, e a expansão do plantio de novas áreas de cana-de-açúcar, na Bacia do Alto Paraguai e no Bioma Amazônico. O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) pediu ao governo que não impeça a implementação de projetos já em andamento nos órgãos ambientais do estado.

- Preocupa-nos especialmente, em relação ao mencionado decreto presidencial, o fato de que já estão em andamento pedidos de licenças provisórias de unidades produtoras lá na região do médio-norte do nosso estado. Se o diploma legal em apreço vier de fato a ser editado na forma extremamente restritiva que vem sendo anunciada, ficariam inviabilizadas até mesmo essas unidades produtoras cujas licenças provisórias já foram requeridas - afirmou o senador.

Osvaldo Sobrinho explicou que quando essas novas empresas foram constituídas investiram em estudos econômicos e na pesquisa de viabilidade de projetos. Além disso, acrescentou, foi aprofundada a análise ambiental, social e econômica, que implicou na formulação de projetos energéticos voltados para o desenvolvimento sustentável.

O senador destacou que para a população dos municípios mato-grossenses a implantação dessas unidades de produção surgiu como o marco de uma nova fase de projetos e futuros investimentos na região. Ele completou que os projetos sucroalcooleiros que estão sendo analisados no órgão ambiental do estado não prevêem a abertura de novas áreas de plantio. Serão utilizadas pastagens já consolidadas e abertas.

- Aceitar a edição do referido decreto, na forma que ele vem sendo anunciado, com as severíssimas restrições que impõe, equivale a condenar o médio-norte de Mato Grosso à estagnação econômica. Não podemos concordar que se impeça aquela região de preservar na trilha do desenvolvimento sustentável, dando continuidade ao plantio da cana-de-açúcar, uma atividade já consolidada nas comunidades rurais há mais de vinte anos - declarou Osvaldo Sobrinho.



22/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osvaldo Sobrinho pede universidade do Mercosul em Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho pede mais recursos para a saúde no Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho pede acordo que permita encerramento da greve dos professores do Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho defende juiz federal de Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho comemora leilão de trecho da rodovia BR 163, em Mato Grosso

Osvaldo Sobrinho destaca importância da Embrapa para o desenvolvimento do Mato Grosso