OTONIEL MACHADO DESTACA CRÔNICA SOBRE BATISMO CULTURAL DE GOIÂNIA



O senador Otoniel Machado (PMDB-GO) pediu a transcrição no Anais do Senado, da crônica O Batismo Cultural de Goiânia, de autoria do jornalista José Mendonça Teles, na qual é reverenciada a sensibilidade do fundador da capital de Goiás, Pedro Ludovico, para as questões culturais.

O texto lembra que Pedro Ludovico promoveu, em 5 de julho de 1942, um dia inteiro de solenidades comemorativas à cultura, com a presença de cerca de oito mil pessoas, entre jovens, estudantes autoridades do meio científico, educacional e político vindos de todos os estados brasileiros. E cita que na inauguração do Cine-Teatro Goiânia, a artista Eva Todor encenou as peças Colégio Interno e Deus lhe Pague.

José Mendonça Teles destaca com saudosismo que naquele dia o Brasil passou a conhecer tudo o que a capital goiana, uma cidade inaugurada em 1933, podia oferecer em termos culturais. Dentro desse contexto, cita a Academia Goiana de Letras, o Lyceu, a criação da Orquestra Sinfônica de Goiás e a circulação da revista Oeste, "onde poetas, prosadores, jornalistas, cientistas sociais e uma nata deilustre goianos mostravam a grandeza e o alcance das realizações da vida intelectual do nosso estado".

A comemoração, segundo o jornalista, "foi o coroamento de um idealismo que batia fundo no coração dos jovens que acompanharam Pedro Ludovico desde o começo da construção da Capital".

04/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


OTONIEL MACHADO DESTACA PARTICIPAÇÃO DO SENADO EM FEIRA DO LIVRO EM GOIÂNIA

FRANCELINO DESTACA CRÔNICA SOBRE CENTRO CULTURAL DA LIBERDADE

OTONIEL MACHADO DESPEDE-SE DO SENADO

OTONIEL MACHADO DEFENDE URGÊNCIA DAS REFORMAS

OTONIEL MACHADO DEFENDE COLIGAÇÃO COM FERNANDO HENRIQUE

OTONIEL MACHADO REGISTRA SUCESSO DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINÁRIA