'Outubro Rosa' começa no Congresso com prioridade para projetos de combate ao câncer de mama



VEJA MAIS

Nesta terça-feira (1°), o Congresso Nacional deu início a sua participação no Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, durante solenidade realizada na sala de audiências da Presidência do Senado. Na ocasião, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que vai dar prioridade em outubro para a votação dos projetos que tratam do combate ao câncer de mama.

Dentre as propostas que vão ter atenção especial do Senado estão o PLS 406/2011, que prevê o acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento por mulheres portadoras de deficiência e o PLS 352/2011 – aprovado na Câmara dos Deputados, já voltou ao Senado – que determina a inclusão de medicamento de uso oral contra o câncer nas coberturas obrigatórias dos planos de saúde para permitir tratamento em casa. Ambos são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS).

– Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Para 2013, infelizmente, são esperadas 52.680 novas ocorrências, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer –  lamentou Renan.

Transmissão ao vivo

O slogan da campanha, "Acenda sua consciência”, é uma referência à iluminação especial na cor rosa que o Palácio do Congresso receberá a partir da noite desta terça-feira. A TV Senado vai transmitir ao vivo pelo canal digital para Brasília à cerimônia de iluminação, marcada para 18h30. Os telespectadores que quiserem assistir devem sintonizar o receptor de TV digital no canal 51.02. Para acompanhar pela internet, também ao vivo, é só acessar os canais 2, 4 e 8 da TV Senado.

O evento é uma iniciativa da Procuradoria da Mulher do Senado Federal, em parceria com Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Exposição

Além da iluminação especial, haverá o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria. A exposição retrata 20 mulheres que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama. São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança.

O Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do câncer de mama. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Confira a programação de eventos no Congresso:

Dia 1º de outubro: Iluminação do Congresso Nacional com apresentação do Coral da Câmara e do grupo feminino de percussão Batalá, que acontecerá após o lançamento da exposição “Recomeço”, organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar), às 18 horas, no Senado Galeria, Anexo 1, Senado.

De 8 a 16 de outubro: Exposição itinerante “Recomeço” passa para o Espaço Mario Covas, Anexo 2, Câmara dos Deputados.

De 7 a 18 de outubro: Campanha de Prevenção do Câncer de Mama, promovida pelo Departamento Médico da Câmara. Englobará ações educativas e de divulgação e atendimento individualizado a servidoras e deputadas. As consultas com especialistas deverão ser previamente agendadas.

Dia 18 de outubro: Bate-papo “Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama”, no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, com o Martinho Cândido de Albuquerque dos Santos, médico mastologista do Senado, e Valeska Marques de Menezes, médica oncologista da Câmara.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência



01/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama

Movimento Outubro Rosa faz mobilização pela detecção precoce do câncer de mama

Mozarildo ressalta importância do movimento Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama

Geovani Borges destaca campanha Outubro Rosa contra câncer de mama

Paim anuncia lançamento da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama