Pacientes do Icesp passarão a fazer cirurgias com robô
Equipamento inédito em hospitais públicos paulistas vai beneficiar mais de mil pessoas
Os pacientes que fazem tratamento no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) terão mais tecnologia no tratamento contra a doença. Foi apresentado, nesta quarta-feira, 19, um robô para cirurgias, que garantirá procedimentos menos agressivos.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Este é o primeiro robô utilizado em hospitais públicos de São Paulo. "E ele já foi usado aqui no Icesp para fazer três cirurgias de próstata, que foram um sucesso", declarou o governador Geraldo Alckimin.
O equipamento vai beneficiar 1.070 pacientes da instituição nos próximos três anos. As cirurgias com o equipamento, importado dos EUA, irão acontecer em cinco diferentes especialidades oncológicas: urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.
"É um grande avanço para a ciência, para a medicina, e, principalmente, para os pacientes, porque a robótica traz muito mais segurança, mais precisão menor intervenção, e menor sangramento nas cirurgias", informou o governador.
Espera-se que o novo equipamento, além de permitir cirurgias mais precisas e menos invasivas, propicie um tempo de recuperação mais rápido e menos dor aos pacientes, assim como menor tempo de internação no hospital e, consequentemente, maior rotatividade dos leitos.
Do Portal do Governo do Estado
02/19/2014
Artigos Relacionados
Mutirão de cirurgias no joelho beneficiam 143 pacientes
Pacientes do Icesp recebem a primavera com serenata
Icesp eleva a autoestima dos pacientes com câncer
Pacientes oncológicos ganham serenata no Icesp
Cirurgias no joelho beneficiam 100 pacientes esta semana
Pacientes com câncer de mama têm tratamento especial no Icesp