Padrão de rádio digital deve ser definido ainda este ano, diz Hélio Costa à Rádio Senado



O ministro das Comunicações, Hélio Costa, anunciou, em entrevista ao programa Estação Mídia, da Rádio Senado, que o governo deve definir até o final de 2009 o padrão que o Brasil adotará para o sistema digital para as transmissões de rádio.

Estão em fase de estudo dois padrões: um norte-americano (In Band on Channel - IBOC) e outro europeu (Digital Radio Mondiale - DRM). Segundo Hélio Costa, a tendência é que o governo faça a opção pelo europeu, visto que é o único que contempla transmissões nas faixas de AM e FM e também de ondas curtas.

Durante a entrevista, o ministro destacou as vantagens do rádio digital, como a melhor qualidade da transmissão e a possibilidade de uma emissora levar ao ar simultaneamente vários programas na mesma frequência. Hélio Costa também falou sobre os problemas para a implantação do rádio digital. Um dos obstáculos é o alto custo do aparelho receptor, o que pode atrasar a popularização da nova tecnologia.

A entrevista completa com o ministro Hélio Costa será apresentada nesta terça-feira (22/09), às 7h30, no Estação da Mídia. A Rádio Senadotransmite sua programação para Brasília e regiões vizinhas na frequência de 91,7 MHz e também para Natal (106,9 MHz) e Cuiabá (102,5 MHz). Você também pode ouvir o programa por meio da internet, baixando o arquivo de áudio na página da Rádio Senado (www.senado.gov.br/radio).



21/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil já tem condições de decidir padrão de rádio digital, diz especialista à Rádio Senado

TV Senado terá canal em São Paulo ainda este ano, anuncia ministro Hélio Costa

Comunicações anuncia rádio digital, mas não define padrão

Brasil debate padrão para implantação de rádio digital

Escolha do padrão de rádio digital vai considerar aspectos técnicos e econômicos

Rádio Digital é tema de seminário que celebra aniversário da Rádio Nacional de Brasília