Pagamento de contribuição previdenciária passa a sofrer multa por atraso a partir desta quarta-feira



O prazo para pagamento da contribuição previdenciária de contribuintes individuais, facultativos e empregadores domésticos, referente ao mês de janeiro, foi encerrado nessa terça-feira (15). A partir desta quarta-feira (16), as contribuições que forem pagas serão acrescidas de uma multa diária de 0,33%, regida pela taxa Selic mensal.

Os prazos para recolhimento das contribuições previdenciárias são sempre até o dia 15 do mês seguinte àquele a que as contribuições se referem. Caso a data coincida com final de semana ou feriado, o pagamento deve ser realizado no próximo dia útil.


Direitos

O trabalhador com carteira assinada, inclusive o doméstico, o contribuinte individual e o facultativo têm direito à aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença e salário-maternidade. Os dependentes podem receber o auxílio-reclusão e a pensão por morte.

Para incentivar a formalização, o governo federal autorizou o abatimento da alíquota de 12% referente à parcela patronal dos empregados domésticos na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do ano seguinte ao recolhimento, na versão completa. O desconto pode ser aplicado para um empregado por família e apenas até o valor de um salário mínimo.


Fonte:
Ministério da Previdência



16/02/2011 19:22


Artigos Relacionados


Pagamento de contribuição previdenciária fora do prazo tem multa diária de 0,33%

Segurados do INSS começam a receber pagamento a partir desta quarta-feira (24)

Pagamento da contribuição previdenciária deve ser feito até esta terça-feira (15)

Prazo para pagamento da contribuição previdenciária termina nesta quinta-feira (15)

Contribuição previdenciária de novembro deve ser paga até esta quarta-feira

Ciretran de Mirassol passa a operar sob novo padrão a partir desta quarta