Página da Agência Senado na Internet recebe 50 mil visitas por mês



O site da Agência Senado na Internet vem-se transformando em referência obrigatória para todos os que se interessam em acompanhar de perto as atividades do Poder Legislativo. A página da agência tem sido visitada por aproximadamente 50 mil pessoas a cada mês. Os leitores obtêm pela rede informações sobre tudo o que se passa nas comissões e no Plenário, além de notícias a respeito das atividades da Presidência da Casa.

Acompanhando o ritmo crescente de atividades do Senado, a agência tem registrado uma produção cada vez maior e aprofundado sua cobertura, de modo a qualificar ainda mais a informação oferecida à sociedade. Nas três primeiras semanas de agosto, foram divulgadas pela Internet 722 notas de tempo real - garantindo aos leitores um acompanhamento direto do que se passa na Casa - e 629 matérias dedicadas principalmente a pronunciamentos dos senadores e de votações ocorridas nas comissões e no Plenário.

Além de estarem disponíveis pela rede mundial de computadores, as matérias elaboradas pela Agência Senado são encaminhadas para publicação no Jornal do Senado e também distribuídas por fax a jornais do interior que ainda não possuem acesso à Internet. Desta forma, procura-se levar mesmo aos mais distantes locais do país uma síntese de tudo que se passa no Senado.

A agência tem procurado acompanhar as atividades legislativas mesmo fora de Brasília. Seus repórteres e fotógrafos acompanharam recentemente reuniões realizadas em vários estados pelos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o roubo de cargas no país. Cobriram também o primeiro seminário regional promovido em Belém pelo Interlegis, programa criado pelo Senado para estimular a comunicação entre parlamentares de todo o Brasil.

Dentro do Senado, a agência tem buscado um permanente aperfeiçoamento tecnológico. Até o final do ano, os jornalistas do Senado contarão com pontos de rede em cada comissão, o que facilitará a cobertura em tempo real das reuniões. Também entra em testes ainda neste ano um sistema de comunicação sem fio que permitirá aos repórteres estar em contato com a rede interna e com a Internet mesmo dentro do Plenário.

Está em fase final a elaboração do Manual de Redação que será utilizado pela Agência Senado e pelo Jornal do Senado . O manual estabelecerá normas para a elaboração de matérias, na busca da qualidade, correção, objetividade, clareza e isenção. Traçará também normas de conduta que o jornalista do Senado Federal deverá observar no exercício de sua atividade.

27/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


NOVA PÁGINA DA AGÊNCIA SENADO NA INTERNET OFERECE BANCO DE DADOS

Enquete da Agência Senado volta à página

Está no ar a nova página da Agência Senado

Agência Senado estreia nova página

Agência Senado disponibiliza página especial sobre eleições

Agência Senado lança página especial sobre manifestações e a pauta prioritária