Paim agradece homenagem da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro



Em pronunciamento nesta segunda-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) agradeceu a homenagem prestada a ele pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que no último dia 11 o agraciou com a medalha Tiradentes pela sua atuação em favor das causas sociais e em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas.

Em seu discurso, Paim agradeceu à deputada estadual Inês Pandeló, que encaminhou o pedido da homenagem; à Confederação dos Aposentados do Brasil (Cobap); à Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Rio de Janeiro, ao povo fluminense e ao deputado Alessandro Molon (PT). O senador salientou sua luta no Congresso Nacional em defesa da livre orientação sexual e religiosa, já asseguradas na Constituição.

Paim disse ainda que também defende o fim do voto secreto no exame de vetos presidenciais - a exemplo do contido em proposta de sua autoria, em análise na Câmara - e a inclusão da Previdência Social entre os setores a serem beneficiados com os recursos da jazida petrolífera do pré-sal . 

Racial

O senador pelo rio Grande do Sul lembrou ainda que no último dia 9 a Câmara aprovou o Estatuto da Igualdade Racial, de sua autoria, que voltará a ser apreciado no Senado devido às alterações feitas pelos deputados. "Tivemos algum retrocesso, mas reconheço que demos um passo à frente", disse Paim, lembrando que o projeto do estatuto ficou "engavetado mais de uma década".

- Tivemos que ceder para avançar. O estatuto não é o fim, mas o começo das políticas públicas para construir a igualdade racial de forma quantitativa e, mais importante, qualitativa - afirmou.

Paim disse ainda que espera ver sancionado o Estatuto da Igualdade Racial pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de novembro, quando se comemora anualmente o Dia da Consciência Negra.

- O estatuto não perdeu força. A política de igualdade vai num trabalho permanente. O combate ao preconceito vai continuar, não termina nesse momento. O estatuto é apenas o início de uma longa jornada - afirmou.

Em apartes, Paulo Paim foi saudado pelos senadores Flávio Torres (PDT-CE), Papaléo Paes (PSDB-AP) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).



14/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ABCCC agradece homenagem prestada pela Assembléia Legislativa

FAB recebe homenagem de Assembleia Legislativa de PE

Brizola faz homenagem à Assembléia Legislativa

Sérgio Reis recebe homenagem da Assembléia Legislativa

Missa em homenagem a Utzig foi celebrada na Assembléia Legislativa

Assembléia Legislativa inaugura monumento em homenagem a Franco Montoro