Paim alerta para alto índice de acidentes de trabalho no país



 O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou reportagem da última edição da Revista do Brasil mostrando que os acidentes de trabalho no Brasil afetam, por ano, meio milhão de pessoas e matam cerca de três mil. Os dados citados na reportagem, informou o senador, são do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e significam um aumento de 5,6% no número de ocorrências - uma média de uma por minuto - entre 2004 e 2005.

- Precisamos adotar ações mais unificadas e de âmbito nacional para termos um diagnóstico de todos os riscos que envolvem os ramos produtivos, tanto no campo quanto na cidade - afirmou.

Paim citou ainda estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulado Trabalho Decente - Trabalho Seguro, que registrou 2.708 mortes por acidentes profissionais na zona urbana em 2005. A construção civil é o ramo de atividade a liderar esses episódios.

Alarmado por esse cenário, o senador propôs a realização de audiência pública conjunta entre a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para debater as doenças laborais e os acidentes de trabalho no Brasil. Também solicitou um debate específico sobre a situação dos trabalhadores nos canaviais, às voltas com mutilações, lesões e mortes causadas por esforço excessivo.

Outra reivindicação do parlamentar é a aprovação de projeto de lei de sua autoria (PLS 86/03) que tem por objetivo fortalecer as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) informou que está na pauta de votações da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, essa semana, projeto de sua autoria que reduz de 60 quilos para 30 quilos o peso máximo que o trabalhador pode carregar.

23/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acidentes de trabalho matam quatro mil por ano no país, alerta sindicalista

PRF monta reforço na BR-020 por conta do alto índice de acidentes

Suplicy alerta para alto índice de mortalidade entre crianças indígenas no Acre

Jayme Campos quer punição para empresas com alto índice de mortes no trabalho

Ministério quer vacinar 80% da população contra a gripe para atingir alto índice de proteção no País

Paim diz que o Brasil precisa reduzir alto índice de mortes de crianças e adolescentes