Paim anuncia programa que permite a jovens serem 'senadores' por alguns dias



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário, na noite desta quinta-feira (10), a aprovação do projeto de lei (PRS 2/2003), que cria o programa Jovem Cidadão Brasileiro. Voltado a estudantes da rede pública, o programadará a jovens de todo país a oportunidade de participar de simulações da atividade parlamentar.

A matéria foi aprovada pela Comissão de Educação na semana passada, mas para ser posta em prática ainda precisa passar pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Os jovens percorrerão o caminho de construção das leis, passando por todas as fases. Poderão fazer pronunciamentos em sessões simuladas, presididas por eles próprios, conforme eleições que eles próprios farão. Serão experiências que eles jamais esquecerão - disse.

Na avaliação de Paim, a iniciativa servirá para despertar a consciência da cidadania na juventude brasileira. Além disso, ele disse entender que os participantes serão multiplicadores, junto à opinião pública, da importância do Congresso Nacional, do Senado e do processo democrático em si.

- Com certeza, alguns deles poderão vir a ser os homens públicos do amanhã. E, quem sabe, estejamos, nessa semeadura, contribuindo para que haja, cada vez mais, políticos comprometidos com o país de nossos sonhos - disse.

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) cumprimentou Paim pela iniciativa.



10/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS aprova projeto que permite a técnicos serem presidentes de conselhos de Engenharia e Agronomia

Sarney saúda participantes do programa Jovens Senadores

Educação: Jovens fazem curso de livreiros para serem atendentes na Bienal do Livro

Educação: Jovens fazem curso de livreiros para serem atendentes na Bienal do Livro

Cafeteira passa bem, mas permanece em São Paulo por mais alguns dias

Magno Malta anuncia que senadores vão à Itália examinar programa "Mãos Limpas"