Paim defende incentivo aos produtores de vinho brasileiros



O senador Paulo Paim (PT-RS) fez, nesta quarta-feira (2), pronunciamento em defesa dos produtores de uva e vinho do Rio Grande do Sul e outros estados. Segundo o parlamentar, o setor pode viver uma crise em 2009, caso não sejam adotadas medidas para a absorção da safra.

Paim informou que cerca de duas mil pessoas estarão nesta quinta-feira (3) em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, e à Assembléia Legislativa do estado para participar de um ato de protesto. Os produtores reivindicam a redução de 25% dos estoques de vinho via instrumentos de controle e a formação de estoques reguladores que possam efetivamente garantir a colocação total da próxima safra de uvas.

De acordo com o senador do PT, os vitivinicultoresreclamam que o crescimento das importações de vinho nos últimos anos, facilitado pela taxa cambial e acordos internacionais, só tem beneficiado os produtos estrangeiros. Pedem, desse modo, a redução dos tributos e a diferenciação da carga tributária sobre o vinho com a dos produtos que imitam o vinho - sangrias, coquetéis e bebidas alcoólicas mistas.

- Os produtores exigem uma ação enérgica da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Agricultura em relação à fiscalização, bem como um forte apoio para políticas de reestruturação do setor vitivinícola brasileiro, para que a médio e longo prazo o setor seja efetivamente competitivo - disse Paim.

Ele chamou a atenção para a importância econômico-social do setor vitivinícola: são vinte mil famílias de vitivinicultores; 1.200 vinícolas; 75 mil hectares plantados, sendo quarenta mil para produção de sucos e vinhos; doze estados produtores de uvas e vinhos; 1,2 bilhão de quilos de uvas ao ano, sendo 50% para a produção de vinhos e sucos; 300 milhões de litros de vinho por ano; R$ 1,2 bilhão de faturamento por ano na indústria.

- Seria bom se nós fizéssemos uma campanha em todo o país com o seguinte slogan: Eu só tomo vinho nacional - pregou Paim, com apoio dos senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Mão Santa (PMDB-PI), que elogiaram a qualidade do vinho brasileiro.



02/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende produtores de vinho

Paim defende reivindicações dos produtores de uva e vinho

Ana Amélia saúda medidas de incentivo a produtores de uva e vinho

Paim registra apoio a reivindicações de produtores de vinho

Ana Amélia defende produtores de arroz brasileiros

Audiência vai debater situação dos produtores de vinho