Paim destaca ação afirmativa do Itamaraty
O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o Ministério das Relações Exteriores -pela forma com que tem defendido as ações afirmativas via Instituto Rio Branco-. Em comunicação inadiável feita nesta segunda-feira (7), o parlamentar destacou as ações afirmativas colocadas em prática no concurso de admissão para a carreira de diplomata.
Segundo o senador, cerca de 1.700 candidatos concorrem neste momento à primeira etapa de seleção, havendo 20 bolsas-prêmio destinadas a candidatos oriundos da comunidade negra.
O representante gaúcho disse ter -grande esperança- de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, possa vir a indicar o primeiro embaixador negro da história do país, como já fez ao indicar o primeiro ministro negro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Paim parabenizou o ministro Celso Amorim pelo -brilhante trabalho que está fazendo nessa área, incentivando que afro-brasileiros estejam também no Instituto Rio Branco-.
Previdência
O senador também comunicou a apresentação de projeto que permitirá que os trabalhadores do setor informal da economia possam contribuir para a Previdência Social com 50% do que hoje paga um trabalhador autônomo. Segundo Paim, são 40 milhões de trabalhadores na informalidade hoje no Brasil.
O projeto, informou o parlamentar, também diminui os encargos sobre a folha de pagamento, determinando que a contribuição se faça sobre o faturamento. O senador também propôs contribuições para os grupos de pensões privados e para novas modalidades de jogos que venham a ser regulamentadas. Paim lembrou que, caso nada seja feito, esses trabalhadores terão direito a um salário mínimo aos 65 anos de idade, que terá de vir dos cofres do governo ou da Previdência.
07/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em debate, ação afirmativa no programa Ciência Sem Fronteiras
Paulo Paim destaca atuação do Itamaraty no caso das crianças levadas para o Paraguai
Ação Afirmativa discute quotas para negros em universidades e concursos públicos
Cotas raciais: comissão discute a experiência dos Estados Unidos em políticas de ação afirmativa
Paulo Paim destaca ação do governo em benefício de paciente com problemas mentais
Paim destaca ação do governo no atendimento a dependentes químicos e pacientes com transtornos mentais