Paim destaca papel da juventude e da música em defesa dos direitos humanos
O senador Paulo Paim (PT-RS), em discurso nesta quarta-feira (17), registrou o papel da juventude em defesa dos direitos humanos e a importância dos cantores, cantoras e grupos musicais que cantam a paz, a união e a fraternidade. Para o senador, os jovens fazem da música "um sentido para sua existência no mundo por eles sonhado, de justiça e de esperança".
- Os jovens, brasileiros ou não, estão dizendo que a música pode sensibilizar multidões em torno de ideais comuns e em torno dos direitos humanos para que haja justiça, igualdade e dignidade para todos - declarou.
Segundo Paim, a música pode despertar o amor, e se não houvesse música, "pouco haveria para sonhar". Além disso, ela embala compromissos com o próximo e suscita a solidariedade. Inspirado em um e-mail de uma adolescente endereçado a ele, o senador mencionou a citação de um dos integrantes do grupo RBD: "Para que fazer guerra se a paz não custa nada?", e outras frases "ditas por jovens e levadas a milhares de outros jovens de todos os cantos do planeta".
- Isso mostra que a preocupação com o respeito aos direitos humanos não é apenas daqueles que acompanharam o desenvolvimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos [da Organização das Nações Unidas] - destacou Paim.
Segundo o senador, essas preocupações estão em toda a parte, seja qual for a idade: cuidado com o próximo, respeito às diferenças, preservação do meio ambiente e outros pontos que devem, cada vez mais, ser incentivados. Ele também registrou que o dia 10 de dezembro, data da assinatura da declaração, deveria ser feriado internacional.
17/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Especialista destaca papel da educação contra violação de direitos humanos
ODACIR DESTACA PAPEL DE AUSTREGÉSILO NA LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS
“Faremos aqui uma trincheira de resistência”, diz Paim sobre papel da CDH na defesa dos direitos dos trabalhadores
Paulo Paim destaca realização de Fórum de Direitos Humanos na próxima semana
Direitos Humanos e Unicef reúnem-se em defesa dos direitos de crianças e adolescentes
CDH debaterá papel de TVs comunitárias na promoção dos direitos humanos