Paim narra festa em sua homenagem



O senador Paulo Paim (PT-RS) relatou da tribuna os principais pontos do discurso que fez no domingo (30), durante festa em sua homenagem, no Galpão Crioulo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS).

- Foi um momento muito bonito; confesso que meu coração explodiu de orgulho, diante de tantos amigos e amigas - afirmou o senador, que completou 58 anos no último dia 15 de março.

Participaram da festa, segundo Paim, 2,5 mil pessoas, provenientes de vários estados brasileiros. Ele disse que havia pessoas do Amapá, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em seu pronunciamento nesta segunda-feira (31), Paim relatou os principais temas que citou em sua fala na festa em sua homenagem. Ele citou a música "É isso aí", versão de Ana Carolina para canção de Damien Rice, cantada na festa, e também recitou a letra quase completa da música "O que é, o que é", de Gonzaguinha. Citou ainda Dante Ramon - para ele, "uma das grandes vozes da América Latina" - que disse: querer bem a um filho não significa obrigá-lo a viver com as nossas verdades; significa apenas ajudá-lo a crescer sem as nossas mentiras".

O senador narrou também momentos marcantes de sua vida. Citou, entre outros, sua luta na redemocratização do país, suas bandeiras na Assembléia Nacional Constituinte, sua defesa dos direitos dos idosos - é autor do Estatuto do Idoso -, das pessoas com deficiência e de um maior valor para o salário mínimo.

- Naquela época, como até hoje, nós não abríamos mão de um salário mínimo justo - afirmou.

Paim disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo um governo que entra para a história, não somente do país, mas da Humanidade. Citou diversos programas e dados positivos do atual governo, entre eles mais de 8 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Paim leu mensagem enviada a ele pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), que não pôde ir à festa. Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou-o pelo aniversário e pela homenagem recebida. Em outro aparte, o senador Sibá Machado (PT-AC) manifestou admiração pela capacidade de Paim de fazer o que considera melhor. O senador Mão Santa (PMDB-PI), que presidia a sessão, comparou Paulo Paim ao ícone americano Martin Luther King.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi presta homenagem aos 40 anos da Festa Nacional do Vinho

Paulo Paim destaca abertura da Festa da Uva no dia 20

Paulo Paim destaca Festa da Uva de Caxias do Sul

Paim recebe rainha da Festa do Milho

Secretaria Estadual da Cultura promove festa na Pinacoteca em homenagem ao aniversário de São Paulo

Secretaria da Cultura do Estado promove festa na Pinacoteca em homenagem ao aniversário de São Paulo