Paim recebe missão japonesa interessada em etanol do Brasil



O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), recebeu nesta sexta-feira (29), no Salão Nobre, comitiva da Liga Parlamentar Japonesa, que esteve em Brasília em missão oficial para verificar a possibilidade de se utilizar, naquele país, o modelo brasileiro de mistura de álcool à gasolina, com importação do etanol do Brasil. A missão, chefiada pelos senadores Tsutomu Yamazaki e Junichi Fukumoto, já se reuniu com a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

Paim informou que, segundo dados do ministério, a exportação do etanol para o Japão traria dois bilhões de dólares em divisas para o Brasil e explicou que a vinda da missão foi precedida de grande discussão sobre os efeitos do etanol na atmosfera.

- Os senadores representam um bloco de cerca de cem parlamentares e discutiram extensamente o impacto ambiental da mistura do etanol à gasolina. Havia muita resistência à idéia num primeiro momento, pela própria preocupação histórica do Japão com o meio ambiente, e essa resistência foi sendo vencida se espelhando na realidade do Brasil - disse.

O embaixador do Japão, Tadashi Ikeda, acompanhou a visita.



29/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe missão parlamentar japonesa

Brasil tem condições de suprir demanda japonesa anual de etanol, diz ministro

Missão empresarial japonesa na área de energia e meio ambiente visita o Brasil

Missão da Etiópia visita Brasil para conhecer produção do etanol a partir da cana-de-açúcar

Paim recebe Missão Cruls

Governo recebe comitiva espanhola interessada em negócios