Paim relata atrasos em exportações brasileiras para a Argentina



O senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou ao Plenário, nesta quinta-feira (24), o recebimento de nota oficial da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) informando-o sobre a ocorrência de sucessivos atrasos na liberação das licenças não-automáticas de importação de calçados por parte da Argentina.

De acordo com o parlamentar, desde o início deste mês a situação está se agravando, sendo que até o momento 19 empresas teriam sido prejudicadas com a retenção de 865 mil pares de calçados, cuja documentação ainda não foi liberada.

- A Abicalçados informa que foram registradas perdas consideráveis por parte dos fabricantes, e, caso a situação não seja resolvida com urgência, toda a temporada estará em risco, com sérios danos às marcas e aos investimentos feitos pelo setor no país vizinho - disse.

Paim informou ainda que está na mesma situação o setor de máquinas agrícolas, que possui pelo menos 1.200 máquinas retidas em depósitos e pátios de empresas brasileiras à espera de licenças de importação da Argentina.

Autismo

Paim anunciou também a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) atendeu pedido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e autorizou a iluminação do Palácio do Congresso na cor azul, a partir das 18h do dia 2 de abril, como contribuição ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim relata dificuldades do setor calçadista com exportações para a Argentina

Exportações brasileiras para Argentina crescem mais que vendas para outros países

Brasil e Argentina chegam a entendimento sobre exportações brasileiras de suínos

Exportações de carne suína para Argentina podem aumentar

Argentina e Brasil buscam agregar exportações para atingir US$ 10 bilhões por ano

Suassuna diz que é preciso investir nas exportações para enfrentar efeitos da crise argentina