País reduz imposto de importação para telas de celulares e eletrônicos de automóveis



A importação de telas de cristal líquido para celulares e componentes eletrônicos de automóveis teve o imposto reduzido em 2% por duas resoluções da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). A redução vale até 30 de junho de 2013. As resoluções desoneram ao todo 124 itens de bens de capital e quatro itens de bens de informática e telecomunicação.

A decisão foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União, que incluiu esses bens no regime ex-tarifário, que permite a redução temporária da taxação de bens de capital (usados na produção), de telecomunicações e de informática não fabricados no País. A redução não abrange produtos usados ou manufaturados e só beneficia equipamentos sem correspondente nacional.

Entre os produtos beneficiados estão módulos com mostrador de cristal líquido usado em celulares com tela de até cinco polegadas e aparelhos instalados em veículos que diagnosticam o funcionamento de componentes como airbag, alarme, freio ABS, rádio e GPS. Leitores de USB e de dados ópticos instalados nos automóveis também tiveram o imposto diminuído.

A Camex reduziu ainda a taxação de máquinas para produção de ozônio, equipamentos industriais para testes funcionais de inversores de frequência e controladores inteligentes de motores elétricos de média tensão. A alíquota desses produtos passou de 16% para 2%.

Diversos bens de capital tiveram o imposto de importação reduzido de 14% para 2%. A medida beneficiou principalmente motores marítimos, rotores usados na compressão de combustível, suporte para fornos rotativos e tubos usados no resfriamento de fibra óptica.

A redução vai beneficiar projetos de implantação de novas fábricas de celulose, vidros planos, bebidas, cimento e latas de alumínio, além de possibilitar investimentos em inovação para produção de tablets, automóveis e extração de petróleo em alto mar. Os investimentos globais vinculados aos novos ex-tarifários chegam a US$ 4,5 bilhões. Os itens serão importados principalmente da Alemanha (33%), e da França (12,5%).

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Agência Brasil

 

13/02/2012 20:56


Artigos Relacionados


País reduz Imposto de Importação de 417 produtos e benefício à industria será de US$ 2,1 bi

Justiça suspende isenção de imposto para importação de automóveis coreanos

Câmara de Comércio reduz o imposto de importação para 167 produtos

Camex reduz imposto de importação para latas de cerveja

Camex reduz imposto de importação de remédios para tratamento da hemofilia

Camex reduz Imposto de Importação de dois produtos para evitar desabastecimento