País terá estoques de emergência para atender vítimas de desastres
Pela primeira vez no Brasil, todos os municípios vão contar com estoques estratégicos de assistência humanitária em caso de desastres. A medida, assinada nessa quarta-feira (17), prevê a instalação de cinco centros de distribuição de materiais para atender pessoas atingidas por qualquer tipo de desastre. A ação é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Os centros armazenarão kits de limpeza, higiene pessoal e alimentos, além de garrafas de água mineral e kits dormitório, que podem atender até cinco pessoas de uma mesma família. Os Centros de Distribuição serão instalados nas cidades ainda no segundo semestre de 2013. Os primeiros estoques serão instalados em Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Brasília (DF), posteriormente, poderão ser expandidos para outras regiões.
De acordo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, os estoques estratégicos resolverão um antigo entrave enfrentado pela defesa civil, a logística. "Os implementos que a gente adota nas primeiras 48 horas do desastre, como alimentos, remédios e kits de higiene, dependendo das circunstâncias, a gente poderia levar até dez dias para entregar. Em dez dias, as pessoas já estão fora da emergência. Com esse novo modelo de distribuição, dependendo do lugar, nós podemos enviar em até 24 horas", explica.
Entrega dos kits
- Estados e municípios receberam mais de R$ 500 milhões com o Cartão da Defesa Civil
- O Sistema de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais tem o objetivo de reduzir o impacto dos desastres naturais no País
03/09/2013 18:48
Artigos Relacionados
Força Nacional do SUS coordenará equipes para atender vítimas de desastres
Alimentação escolar tera R$386 mi para atender a 45,6 mi de alunos em todo o País
Estoques da Fundação Pró-Sangue estão em patamar de emergência
SP envia 32 médicos ao RJ para atender vítimas da dengue
SP envia 32 médicos para atender vítimas da dengue no RJ
Ministros se mobilizam para atender vítimas e parentes da tragédia no RJ