Países do grupo BASIC estão prontos para realizar "esforço extra" e garantir o sucesso das negociações em Durban



O negociador chefe para assuntos climáticos, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, disse hoje que o Brasil está "pronto para realizar esforço extra" visando alcançar um resultado positivo nas negociações sobre o clima na COP17, o que incluiria um acordo sobre o segundo período de compromisso do protocolo de Kyoto. Falando em uma coletiva de imprensa realizada pelos países do grupo BASIC, ele reafirmou o compromisso do grupo para a luta global contra a mudança climática e definiu os elementos necessários para alcançar resultados positivos nas negociações em Durban.

"Os quatro países representados aqui nesta mesa estão fazendo a sua parte na luta global contra a mudança climática," disse o embaixador Figueiredo, referindo-se aos esforços do Brasil, África do Sul, Índia e China – o grupo de países conhecido como BASIC. "Estamos trabalhando arduamente para atingir os elementos necessários para obtermos um bom resultado em Durban. Estamos prontos para a realização de um esforço extra para tornar isso possível", acrescentou.

O embaixador Figueiredo também comentou sobre os mais recentes dados de desmatamento, anunciados na terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostrando uma queda de 11% no desmatamento da Amazônia em 2010. "Estamos fazendo o que prometemos em Copenhagen e reafirmamos em Cancun. Estamos fazendo nossa parte e espero que todos façam o mesmo”, afirmou.

Ele também abordou a necessidade de progresso nas discussões sobre o financiamento de ações para reduzir as emissões globais e operacionalização do Fundo Verde. "Queremos deixar Durban com um Fundo Verde totalmente funcional", disse ele, "mas precisamos de clareza sobre o financiamento e um cronograma para o futuro," concluiu o negociador brasileiro.

Assista ao webcast completo: http://unfccc4.meta-fusion.com/kongresse/cop17/templ/play.php?id_kongresssession=4452&theme=unfccc

 

07/12/2011 09:46


Artigos Relacionados


Países do grupo Basic discutem, no RJ, medidas para conter aquecimento global

Brasil vê "luz no fim do túnel" nas negociações sobre o clima em Durban

Chefe da delegação brasileira fala sobre as negociações em Durban

BASIC apoia países em desenvolvimento no combate à mudança climática

MALDANER DIZ QUE MUNICÍPIOS NÃO ESTÃO PRONTOS PARA A NOVA LEI

COP 17: Negociações em Durban "entram numa fase decisiva", diz o negociador-chefe do Brasil