Países do Unasul terão plano de defesa comum
O plano de defesa para os 12 países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) deve ser divulgado nesta sexta-feira (11) em Lima, no Peru. O anúncio do plano será feito pelo Conselho de Defesa Sul-Americano, mecanismo responsável pela integração dos países da Unasul. Os países irão se reunir para definir as ações de um projeto comum para equilibrar os gastos militares e medidas que garantam o respeito à soberania, à integridade e à inviolabilidade dos países.
A Unasul é composta pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. A reunião será comandada pelo ministro da Defesa do Peru, Daniel Mora, e pela secretária-geral do bloco, Maria Emma Mejia.
Maria Emma Mejia disse que o Conselho de Defesa Sul-Americano estabelece a confiança mútua entre seus integrantes e serve como "exemplo para o mundo". Segundo ela, as discussões em Lima reafirmam o “respeito pela soberania, a integridade territorial e a inviolabilidade” dos Estados.
Nesta reunião serão definidos ainda os projetos de cooperação militar, que preveem exercícios combinados em áreas fronteirição e operações de manutenção da paz. Também devem ser definidos os planos de formação e treinamento em defesa .
"Esse plano de ação em debate mostra que o Conselho de Defesa não é apenas extremamente dinâmico, mas é focado no fortalecimento da América do Sul como uma zona de paz e como uma lição para o mundo", disse Mejia.
Fonte:
Agência Brasil
11/11/2011 11:43
Artigos Relacionados
Países da Unasul discutem falsificação de medicamentos
Unasul discute na Guiana cooperação técnica entre países sul-americanos
Países da Unasul renovam compromisso de interligar redes de comunicação na América do Sul
Brasil quer prioridade para integração da infraestrutura de países da Unasul
Países da Unasul querem aperfeiçoar cooperação internacional na área da saúde
Países da Unasul se reúnem na Argentina para eleger novo secretário-geral