Palestras destacam papel do Parlamento brasileiro
Começou nesta segunda-feira (13) e segue até sexta-feira (17) o 1º Ciclo de palestras "O Parlamento brasileir passado, presente e futuro", realizado no auditório do Interlegis e voltado para jornalistas que iniciam suas carreiras na cobertura política e para alunos do último ano dos cursos de História, Ciência Política e Comunicação Social. Na abertura do evento, o diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, falou sobre a importância do Legislativo e da necessidade de esse Poder transmitir ao país o que se passa dentro do Congresso.
- O Legislativo é o coração da democracia brasileira - declarou Agaciel, que destacou a atuação do Congresso na história do Brasil e lembrou as iniciativas de mudanças ocorridas nas estruturas administrativas do Senado nos últimos anos. Ele citou o surgimento da gráfica, em 1963, a criação da Secretaria Especial de Informática (Prodasen), em 1970, e a implantação da Secretaria de Comunicação Social, que inclui a Rádio, a TV, o Jornal, a Agência e o Serviço de Relações Públicas do Senado, na década de 80. Na opinião de Agaciel, o surgimento dessa estrutura nasceu da necessidade de criação de instrumentos capazes de auxiliar o desempenho dos parlamentares e, ao mesmo tempo, tornar transparentes para a sociedade as atividades do Legislativo.Já o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio Contreiras de Almeida, abordou a questão da busca de maior interação entre sociedade e Parlamento, enfatizando a preocupação do Congresso em levar à sociedade o que verdadeiramente acontece nesse espaço. "A intenção é que a opinião pública interfira", frisou.
Os temas sobre a origem e a história do Parlamento brasileiro, com destaque para a época do Império, ficaram por conta do consultor legislativo e historiador Antônio Barbosa, que enfatizou a experiência parlamentar do mundo ocidental. O professor também avaliou o significado do Parlamento na sociedade brasileira e as mudanças, em geral, nos formatos de comunicação.José Alexandre Gazineo, diretor da secretaria administrativa do Senado, analisou a República desde sua implantação e, em especial, a Constituição de 1946 e o AI-5 (ato institucional nº 5). Ao final das palestras, Jorge Cartaxo, diretor da revista Plenarium da Câmara, e Marcelo Lacombe, consultor da Câmara, debateram os temas em questão.
13/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Palestras por videoconferência discutirão o Parlamento brasileiro
Senado e Câmara promovem ciclo de palestras sobre o Parlamento brasileiro
Congresso terá 1º Ciclo de Palestras O Parlamento Brasileiro: Passado, Presente e Futuro
Tereza Cruvinel e Eliane Cantanhede participam de ciclo de palestras sobre o Parlamento brasileiro
Senadores destacam papel da Defensoria Pública
Senadores destacam papel da Aeronáutica no desenvolvimento do país